Fechar menu lateral

Proveu se destaca em soluções para o controle de ponto e acesso

Uma Política de Qualidade criteriosa, certificação ISO 9001:2008, linha de produtos consolidada, mais de 36 mil clientes atendidos e 12 anos de história. Esses são alguns dos pontos importantes na trajetória da Proveu Indústria Eletrônica, uma das empresas graduadas no projeto de incubação do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Site da Proveu

Foto: Victor Alexsander

Como um case de sucesso, a Proveu, desde sua concepção, busca produzir soluções em controle de ponto, orientadas pela tecnologia, inovação e qualidade. Os sócios e primos Leandro e Adriano Almeida já atuavam na área quando decidiram empreender e montar o próprio negócio.

 

Apesar das dificuldades comuns nos primeiros anos de qualquer empresa, a Proveu, pôde contar com o apoio do Critt. “Foi muito importante para nós, somou muito para chegarmos onde chegamos”, lembra Leandro, que além de sócio, é Diretor Geral da empresa. Ele ainda garante que muitas das práticas aprendidas na época de incubação permanecem vivas até hoje nos valores da instituição.

 

Em 2009, o Ministério do Trabalho e Emprego implantou no Brasil a Portaria 1.510, uma legislação que regulamenta a maneira eletrônica dos empregadores registrarem a jornada de trabalho dos funcionários. Os novos relógios de ponto deveriam, portanto, atender à determinadas exigências da legislação, o que influenciou diretamente no negócio da Proveu.

 

Nesse cenário, surge a sua primeira geração dos Registradores Eletrônicos de Ponto (REP), produto que possibilitou um amadurecimento e a ampliação da instituição e, atualmente, está em sua terceira geração.

Se no ano de sua formação, a organização contava com apenas dois colaboradores, os sócios, atualmente, o número chega a 38, graças a uma gestão moderna, inovadora e atualizada, que preza pela ética, qualidade dos produtos e satisfação de clientes e colaboradores.

 

 

Inovar para permanecer:

 

Todo mercado se modifica e, no caso da Proveu, não foi diferente. A empresa, ao identificar a demanda, expandiu sua linha de produtos e, além dos relógios de ponto, atualmente também produz catracas eletrônicas.

 

“O Brasil é um bom consumidor de produtos eletrônicos”, pondera Leandro, e para alcançar todo o território nacional, a Proveu comercializa seus produtos através de uma rede de distribuição ampla: “as vendas são feitas por meio de 158 revendedoras autorizadas, presentes em todas as regiões do país”, explica o diretor.

 

A empresa também investe pesado na padronização dos processos para garantir a qualidade dos produtos e serviços, garantida através da certificação ISO 9001:2008, conquistada desde 2013.

 

Quanto ao mercado de Juiz de Fora, Leandro lembra a força do comércio, mas lamenta ainda não ser reconhecida como um grande polo industrial “infelizmente, ainda não temos um número grande de indústrias”, comenta.

 

O maior conselho que hoje, depois de 12 anos empreendendo no setor eletrônico, o diretor dá está relacionado à qualidade dos produtos “tenha sempre a segunda versão, se possível, antes de começar a vender a primeira”.

 

 

Mais informações sobre a Proveu em: http://www.proveu.com.br/

Mais informações sobre a Incubadora de Base Tecnológica: http://bit.ly/2oslVjD