Quatro empresas ingressam no processo de incubação da IBT Critt/UFJF

Na tarde da última segunda-feira, 15, a Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu a recepção das empresas que foram aprovadas no processo de seleção e, a partir de agora, serão incubadas com o apoio gerencial da IBT. A Trinium Tech, a Novelty, a Mais Laudo e a Treinar Mais foram recepcionadas e receberam algumas instruções iniciais.

No evento, os e as representantes das empresas já incubadas e das recém-chegadas se apresentaram e explicaram os objetivos dos seus empreendimentos. Além disso, o Gerente de Empreendedorismo da UFJF e responsável pela IBT, Leonardo Frossard, deu algumas instruções importantes para as novas empresas, destacando o quão capazes todas são para gerar bons resultados no mercado.

“Estão entrando quatro empresas no processo de incubação do Critt e é importante elas terem conhecimento de como funciona o processo de incubação, onde fazemos o acompanhamento bimestral com planos de ação, dando suporte também na parte de planejamento da empresa e oferecendo capacitações, consultorias e monitorando-as durante todo o processo de incubação”, conta Frossard.

A Gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFJF, Débora Marques, também esteve presente na recepção e apresentou o Sebraetec, que é uma forma de levar a inovação para os pequenos negócios.

O processo de incubação

A seleção das empresas a serem incubadas é feita por meio de divulgação de edital. Nele consta que as empresas de base tecnológica poderão se instalar no Critt durante um período de até três anos, renovável mediante solicitação devidamente justificada, desde que apresentem uma proposta que será julgada segundo alguns critérios, como grau de inovação; viabilidade técnica, econômica e mercadológica; capacidade técnica e gerencial etc.

A Diretora da Treinar Mais, Letícia Araújo, conta que conheceu o Critt e os seus programas quando dava aulas para universitários que tinham muitas dúvidas sobre o empreendedorismo. Diante disso, ela se propôs a se capacitar mais na área, chegando a participar do Programa de Formação Empreendedora do Critt.

Letícia Araújo apresenta a Treinar Mais.

“Nesse tempo, surgiu a ideia da empresa. Eu e Ciane (a outra diretora da Treinar Mais) decidimos desenvolver o negócio. Então, como eu já estava participando do Programa de Formação Empreendedora, foi ótimo porque a gente pôde desenvolver todo o planejamento da empresa, iniciando da melhor maneira”.

Letícia também conta que elas passaram para a segunda fase do Programa de Formação Empreendedora, contando com toda a assessoria para planejar o negócio que viria a ser a Treinar Mais. Depois da fase de preparação para o ingresso na IBT, as empreendedoras foram selecionadas e já estão cheias de expectativas para esse processo que pretende desenvolver e alavancar o negócio delas.

“A expectativa é conseguir desenvolver tudo o que a gente puder e realmente planeja, transformando um pouco da educação online e à distância, dentro do que nós pensamos ser o ideal”, finaliza Letícia.

Outras informações:

(32) 2102-3435 – Ramal 202 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)