Programa de Formação Empreendedora atrai novos talentos

Iniciativa visa capacitar empreendedores de todos os ramos e idades para produzir um plano de negócios.

A quinta edição do Programa de Formação Empreendedora, organizado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve início nesta segunda-feira, dia 17. A iniciativa, que tem como objetivo estimular a carreira empreendedora, oferece aos participantes ferramentas para a identificação de oportunidades de negócios e aquisição de conhecimentos necessários para o teste da viabilidade técnica, mercadológica e financeira de suas ideias de negócios.

O primeiro encontro desta edição do programa foi conduzido pelo Gerente de Empreendedorismo da UFJF, Leonardo Frossard. Na ocasião, o gerente defendeu que os momentos de crise podem gerar grandes oportunidades.

O programa visa estimular a cultura empreendedora. Foto: Victor Alexander UFJF

Alunos, professores e até inventores independentes que tenham projetos em inovação são público-alvo do projeto. As ideias, entretanto, devem estar fundamentadas no desenvolvimento de novos produtos ou processos, baseadas na aplicação sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras.

O estudante de Economia cabo-verdiano, Jailson Pires, 30 anos, classifica o Programa como um importante passo para quem, como ele, pretende empreender: “uma oportunidade para lapidar as ideias que chegam aqui mais brutas”, analisa e acrescenta que o país vive um momento passageiro, sendo uma hora interessante para se especializar.

Um dos representantes da Incubadora de Base Tecnológica do Critt UFJF, Rafael Gonçalves, acrescenta um papel fundamental da iniciativa: “é importante ensinar e incentivar os participantes a usarem o Plano de Negócios e a terem o planejamento necessário para o sucesso”, explica.

Também participante do primeiro módulo, a administradora e coach, Thaís Paiva, 29 anos, afirma que veio quebrar paradigmas e repensar papel da mulher no mundo do empreendedorismo. “O mundo dos negócios ainda é visto, equivocadamente, por muitas mulheres como um ambiente masculino”, alerta. Muito positiva em relação ao futuro, Thaís completa: “as mulheres estão aparecendo”.

A quinta edição do Programa de Formação Empreendedora tem carga horária de 20h/aula e acontece entre os dias 14/04 a 22/05, às segundas e quartas-feiras, de 16h às 18h, na sede do Critt.

Outras informações pelo link

Fotos do evento