Especial Graduadas: Aue Soluções inova em segmento da Arquitetura

DSC_0569

A equipe da AuE Soluções em seu local de trabalho. Foto: Carla Ramalho/UFJF

Você sabe o que é paisagismo?

Este segmento da Arquitetura recria o ambiente da natureza, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade, além de ser de extrema importância para a manutenção do equilíbrio do ecossistema das cidades. Conheça agora AuE Soluções, empresa graduada pela Incubadora do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que atua na criação de softwares técnicos para paisagismo.

Com quase 20 anos de história, a AuE Soluções surgiu em 1997, fruto de um projeto de incubação no núcleo Gênesis – criado por meio de uma parceria entre a UFJF e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para o diretor da empresa, Guilherme Motta, a participação no projeto serviu como um estimulante para enfrentar os desafios do mercado. “Todos os cursos e as capacitações ofertadas pela estrutura de incubação foram sementes plantadas na minha cabeça, colaborando para o desenvolvimento da empresa”, ressalta.

Em 1999 foi criado o primeiro produto, o AutoLandscape, software que simplifica as etapas da criação de um projeto paisagístico, tornando simples as principais etapas: desde a seleção das espécies, o desenho, a quantificação até o orçamento. Com o aprimoramento deste programa, em 2003, a empresa lançou o PhotoLandscape, que permite a visualização da nova realidade do espaço a ser trabalhado. Além desses produtos, a empresa desenvolveu softwares direcionados para irrigação (HydroLandscape), orçamentos (CalcLandscape) e planejamento de projetos (LandManager).

Motta afirma que os softwares atendem diferentes públicos, desde os grandes jardins à estrutura de uma floricultura, e que conquistaram seu nicho de mercado “Hoje, somos especializados em softwares de paisagismo e irrigação, atendendo variados clientes. Além disso, investimos na venda de cursos a distância para quem precisa aprender a trabalhar com eles”, explica.

DSC_0575

Guilherme Motta explica o surgimento da empresa e seus avanços nos últimos anos. Foto: Carla Ramalho/UFJF

Ampliando horizontes

Identificando as oportunidades no segmento, a AuE Soluções investiu em seus produtos para atender o mercado internacional. Visando ampliar a atuação na América Latina, foi criada uma versão em espanhol para os sites de conteúdo: PaisajismoYJardin.com e AuEPaisajismo.com. Além disso, investiram na criação de canais que permitem a venda para países da Europa, como Portugal.

O diretor Guilherme Motta explica que a imagem brasileira na América Latina, favorece a inserção da empresa no mercado “Em Portugal competimos com empresas americanas, que levam certa vantagem sobre a imagem que se tem de um produto brasileiro. Por outro lado, em países da América latina conseguimos uma aceitação maior, pelo prestígio do Brasil, reconhecido como uma economia forte e com oportunidades”, esclarece.

Além do portal PaisagismoDigital.com, a empresa  possui uma revista eletrônica mensal, com veiculação exclusiva pela internet.Nela, são publicadas dicas técnicas que auxiliam o aprendizado para a utilização dos produtos, além de entrevistas com clientes referências no paisagismo nacional, bem como notícias e novidades do setor. Clique aqui e confira todas as edições disponíveis.

Outras informações: (32) 2101-3435 | Ramal 2014 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

Empreendedores avaliam estratégias após participar de Demoday do Inovativa Brasil

Participantes compartilham ideias na terceira edição do Programa de Formação Empreendedora