Carta de Intenções do GDI Mata

Carta de Intenções do Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI-Mata)

Em 16 de junho de 2016, reuniram-se no Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – Zona da Mata); Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF); Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF); Centro Industrial de Juiz de Fora (CDI/JF); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg – Zona da Mata); Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Liga das Empresas Juniores da UFJF com o propósito de definir ações colaborativas para estímulo ao desenvolvimento regional.

A partir das deliberações tomadas na reunião, ficou instituído o Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI-Mata). Seu objetivo não é substituir fóruns já constituídos, nem replicar iniciativas efetuadas ou em andamento, mas sim estabelecer um roteiro e sistemática de trabalho para adensar e coordenar a colaboração entre universidade e empresas no âmbito regional, de modo a favorecer o alcance de um novo patamar de desenvolvimento para Juiz de Fora e a Zona da Mata mineira.

Tal iniciativa se ancora no entendimento de que ações estratégicas e a inovação constituem elementos centrais para o desenvolvimento, exigindo o estreitamento da colaboração entre universidades, instituições de pesquisa e empresas, sem prejuízo de seus papéis e modos de operação específicos. Na Zona da Mata mineira e, especificamente, em Juiz de Fora, tal colaboração pode e deve ser ampliada, além de integrada a ações coordenadas para enfrentar dilemas já conhecidos do desenvolvimento econômico e social da região.

O sentido geral da colaboração proposta é favorecer a dinamização das vocações regionais, com iniciativas dirigidas a áreas intensivas em conhecimento, mais diretamente articuladas às atividades de ensino e pesquisa da universidade, bem como ao fortalecimento das atividades estabelecidas no espaço econômico regional, ainda que tradicionais. Com isso, a sempre destacada vantagem locacional de Juiz de Fora, vinculada à perspectiva de dinamização de atividades na área de logística, turismo de eventos e negócios e à atração de investimentos, pode se revelar de forma mais efetiva. Para tanto, é importante que as empresas instaladas no município possam se valer das potencialidades existentes no sistema de ensino e pesquisa da cidade e de fornecedores que atuam na região, o que por vezes não ocorre em razão da facilidade para a obtenção de insumos variados em outras regiões do país conectadas a Juiz de Fora.

O desenvolvimento de Juiz de Fora é indissociável do desenvolvimento da região em que se localiza. Todas as microrregiões da Zona da Mata mineira se beneficiariam da dinamização da área de logística em Juiz de Fora e de ações para fortalecimento da competitividade da economia regional, através, entre outras iniciativas, da acentuação das parcerias entre universidade e empresas, combinadas a medidas para reforço da articulação intra-regional e de uma inserção mais ativa nos mercados nacional e internacional dos agentes econômicos da região. Naturalmente, tal perspectiva envolve a participação de agências variadas, como as duas universidades federais localizadas na área, outras instituições de ensino e pesquisa, associações representativas, governos municipais e a representação política regional. As ações propostas pelo GDI-Mata são uma parte desse esforço, a ser conduzido, de forma mais abrangente, nos fóruns regionais já existentes.

A UFJF está fortemente empenhada em negociações, em todos os níveis federativos, para viabilizar a implantação do Parque Tecnológico de Juiz de Fora, entendido como uma medida de caráter estratégico para a cidade e a região. Todavia, o GDI-Zona da Mata entende que diversas ações podem ser desencadeadas desde já para acentuar a colaboração entre universidade e empresas da região, na perspectiva que orientou a sua constituição, isto é, a dinamização das atividades de maior valor agregado e densidade tecnológica, que se articulem às potencialidades locais, bem como a verticalização e elevação da competitividade da produção tradicional. Ações para transferência de tecnologia, incubação de empresas, capacitação profissional e gerencial integram um amplo leque de possibilidades a serem desenvolvidas através de arranjos colaborativos, tendo em mira atividades com presença significativa no espaço econômico regional e/ou com grande potencial de germinação e afirmação.

As instituições signatárias deste documento se comprometem a dar respaldo à atuação de GDI-Mata, participando na formulação, sustentação e encaminhamento das ações nele definidas. O GDI-Mata, contudo, é um grupo de trabalho aberto à participação e colaboração de outros organismos e entidades empenhados no desenvolvimento regional. Seu objetivo é revitalização da economia da Zona da Mata mineira. Seu método é a colaboração das instituições de ensino e pesquisa com o poder público, entidades e setores empresariais. Seu horizonte é a elevação da capacidade e da disposição de inovar das empresas da região, favorecendo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social.

Assinam:
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel-Zona da Mata