Fechar menu lateral

Smarti9 conquista credibilidade global com transmissão de dados via rede elétrica

Tecnologia visa diminuir desperdício na transmissão de energia. Foto: Divulgação/Smarti9

Tecnologia visa diminuir desperdício na transmissão de energia. Foto: Divulgação/Smarti9

Você sabe quanta energia é desperdiçada antes que esse precioso recurso chegue até sua casa? Já saiu para uma viagem de férias e ficou preocupado com a possibilidade de ter deixado seus eletrodomésticos ligados? Sempre sonhou em gerenciar todos esses aparelhos simultaneamente, mesmo estando no ambiente de trabalho? Está organizando um evento, mas quer garantir o melhor controle dos participantes e evitar longas filas na entrada e saída dos convidados?

Para responder essas e outras perguntas, os professores Fabrício Campos e Moisés Ribeiro, juntamente com o então engenheiro Diogo Fernandes, fundaram a spin-off (empresa que nasce a partir de um grupo de pesquisa) Smarti9 Communications. Fruto de mais de 12 anos de atuação dos sócios no setor de telecomunicações, o empreendimento visa garantir segurança, conforto e aprimoramento no gerenciamento de dados via rede elétrica.

“Com 30 colaboradores de engenharia, computação e administração altamente capacitados para atuar no desenvolvimento de hardware e software, prestamos esse serviço para outras empresas e investimos em três produtos próprios”, explica Fernandes. Um deles é o i9Híbrido, sistema que conecta medidores de energia a concessionárias em tempo real, transmitindo dados pela rede elétrica e pelo meio sem fio, agregando confiabilidade nessa comunicação.

 

Acesso Fácil

De acordo com o empresário, foram identificadas elevadas perdas na distribuição de energia. “Em torno de 14% do que é produzido no país é perdido neste processo de distribuição, o qual representa bilhões de reais. Isso poderia ser evitado caso as informações de consumo fossem disponibilizadas em tempo real, por meio de um sistema de comunicação confiável, facilitando também a manutenção e controle da rede e dos famosos ‘gatos’ de energia”, explica.

Controle de aparelhos pode ser programado e efetuado à distância. Foto: Divulgação/Smarti9

Controle de aparelhos pode ser programado e efetuado à distância. Foto: Divulgação/Smarti9

Já o i9Plug, uma extensão elétrica inteligente constituída de quatro tomadas conectadas de forma virtual, possibilita que diferentes aparelhos sejam ligados e desligados de forma remota, com horários agendados e também o controle de temperatura e energia. “Percebemos uma tendência na adoção de equipamentos “smart”, aqueles com a capacidade de se comunicar com a internet e prover mais conforto e também novas funcionalidades ao usuários”, aponta Fernandes.

“Porém, sabemos que os brasileiros só trocam seus eletrodomésticos depois que estragam ou se tornam obsoletos. Diante disso, propomos uma extensão inteligente (o i9Plug) que transforma aparelhos ‘burros’ em quase inteligentes, provendo conectividade à internet por meio de sua fonte de energia e, consequentemente, várias funcionalidades para prover conforto e aprimorar o gerenciamento destes em nossas casas”, completa ele.

O terceiro e mais recente produto é o Wari, sistema que torna o gerenciamento de eventos mais fácil e sair de casa mais divertido, por meio de leitores e pulseiras de rádio frequência, que permitem o controle de fluxo de pessoas, de consumo e interação em mídias sociais com promoções personalizadas. “Essa tecnologia ajuda a evitar diversos problemas no setor de eventos como falsificação de ingressos, entrada indevida, longas filas, erros e demora na prestação de contas”, pontua o empreendedor.

Fernandes lembra que a legislação exige o consumo pré-pago em bares, boates e casas de show, evitando que pessoas sejam barradas na saída do evento, como aconteceu na tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS). “As pulseiras possuem um identificador único vinculado ao cadastro de cada pessoa, sendo invioláveis e intransferível. A recarga de créditos pode ser feita pelo próprio usuário via smartphone, reduzindo filas e tornando o evento mais fácil e mais divertido”, diz.

 

Reconhecimento

A Smarti9 é resultado de mais de uma década de pesquisa do Laboratório de Comunicações (LCom) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que já recebeu mais de R$ 4 milhões em investimentos para estudos sobre a tecnologia Powerline Communication (PLC) – um sistema de telecomunicações, ou seja, transmissão de dados, que utiliza como meio de transporte a rede elétrica de distribuição.

Com apenas quatro anos de existência, empresa incubada já foi reconhecida a nível global. Foto: Divulgação/Smarti9

Com apenas quatro anos de existência, empresa incubada já foi reconhecida a nível global. Foto: Divulgação/Smarti9

Apenas um mês após sua fundação, em 2012, o empreendimento iniciou o processo de incubação no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), vislumbrando a oportunidade de crescerem como empreendedores a partir dos programas de capacitação oferecidos pela incubadora, além de ganharem visibilidade devido aos trabalhos que são desenvolvidos pela mesma e também a proximidade com os laboratórios da UFJF.

Desde então, tornou-se reconhecida pela experiência e competência de seus sócios e pela alta qualidade de sua equipe, que alia estudos e pesquisas avançadas aos seus projetos sempre inovadores, e participou de várias competições de abrangência estadual, nacional e até mesmo no exterior, ganhando diversas premiações, como o 1º Lugar e Melhor Ideia do Grand Prix Senai de Inovação; e o 3º Lugar no Prêmio Mineiro de Inovação 2014 – Categoria Produtos.

A empresa também foi escolhida como Melhor time da América Latina e Menção Honrosa no Global Venture Labs Investment Competition 2015; o 3º Lugar no Prêmio EDP 2020; o 4º Lugar na Feicintec 2014; o 2º Lugar no Desafio Brasil 2014 ; o 1º Lugar e Melhor Technology Show Case no Global Idea to Product 2014; o 3º Lugar na Competição Intel de Sistemas Embarcados 2014 – i9Analyzer; e 1º Lugar no XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – Sessão Feira Tecnológica, além de ser finalista no Prêmio Santander 2015.

 

Clique aqui e conheça a trajetória de pesquisa e desenvolvimento da Smarti9.

 

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 237 (Smarti9)

(32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

 

Visite também o site da Smarti9.

 

Leia mais:

Portal desenvolvido pela OPT Soluções facilita compra de peças para veículos em todo o Brasil

Software promete acelerar análise de empresas participantes de processos licitatórios

Plataforma intuitiva desenvolvida por empresa incubada simplifica compra e venda de imóveis

Bemmelhor moderniza relação entre empresas e mercado com soluções em telecomunicações

Inovação em sorrisos: Tecnologia reduz custo e eleva qualidade de próteses dentárias

Midialinks inova no mercado publicitário com integração rápida e prática entre empresas