MEC confirma liberação de recursos para o Parque Tecnológico

Foto: Skylab Arquitetos

Em reunião nesta terça, dia 15, em Brasília, o Ministério da Educação garantiu a liberação dos recursos empenhados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a construção do Parque Científico e Tecnológico, no valor de R$ 40.733.333,00. Estavam presentes na reunião com o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, o reitor da UFJF, Júlio Chebli, o Pró-reitor de Planejamento e Gestão, Alexandre Zanini, e o deputado federal Wadson Ribeiro.

O deputado federal, articulador da reunião de ontem no Ministério da Educação, confirmou o compromisso do MEC na liberação dos recursos financeiros e adiantou que nos próximos dez dias, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, vai receber uma delegação da UFJF. Na ocasião, reafirmará o compromisso em disponibilizar no orçamento do próximo ano cerca de R$ 30 milhões para o empreendimento.

Wadson Ribeiro, que é membro da Comissão Mista do Orçamento e relator setorial para Ciência, Tecnologia e Comunicação, em reunião ocorrida recentemente, já havia obtido o comprometimento do ministro Aldo Rebelo com o projeto do Parque Tecnológico. Para ele, a garantia de liberação dos recursos por parte do MEC e do MCTI é fundamental nesse momento. “Esse investimento no projeto do Parque Tecnológico é um dos mais importantes dos últimos anos e significa a retomada do crescimento econômico e social para Juiz de Fora e toda a Zona da Mata.”

Paulo Barone, professor do Departamento de Física da UFJF e membro do Conselho Nacional de Educação, acredita que a Universidade, nos últimos 20 anos, reuniu algumas condições para desenvolver o projeto do Parque, como o aumento expressivo na qualificação dos docentes; a institucionalização da pesquisa e pós-graduação; a criação de mecanismos de interação com empresas e para estímulo à inovação; e o próprio projeto do Parque Tecnológico, que vem sendo trabalhado desde 2007. “A Universidade desenvolveu ‘musculatura e robustez’ ao longo de todos esses anos que culminam nesse projeto.”

Complementando este cenário, de acordo com o professor, a sociedade percebeu que o caminho para a retomada do crescimento é baseado em empresas intensivas em conhecimento e inovação. “O cenário atual é um casamento de interesses importantes entre as possibilidades que a UFJF apresenta nesse momento e as aspirações da sociedade juiz-forana e regional. Casamento esse vislumbrado no encontro do Café Parlamentar, em que diversos segmentos – político, empresarial, acadêmico – manifestaram apoio ao projeto.” Ainda segundo o professor, “as dúvidas relativas à operacionalização do projeto do Parque foram dissipadas com o recente encontro do reitor com o secretário-executivo do MEC”.

Esforço Coletivo

“Existe agora uma grande expectativa no sentido de que a reitoria dê andamento à nova situação para a construção do Parque, ao mesmo tempo em que as lideranças regionais têm obtido novos recursos para essa mesma finalidade. Estou confiante de que a Universidade vai desempenhar o seu papel e, portanto, vai representar esse mecanismo que a cidade nunca teve antes para pautar o seu desenvolvimento”, conclui Barone.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Aloísio Vasconcelos, grande entusiasta do projeto e articulador do Café Parlamentar – realizado recentemente para fortalecer a viabilização do empreendimento – comemora a liberação dos recursos. “O esforço e a união empresarial valeram a pena.” Para o consultor do Parque Tecnológico, Alberto Portugal, toda essa articulação de forças demonstra a importância do projeto para a sociedade como um todo. “Estas decisões, que viabilizam o início das obras do Parque Tecnológico, demonstram a importância da mobilização da sociedade para defender e apoiar projetos estratégicos desta natureza. Coroam os esforços das lideranças da UFJF, dos empresários liderados pela ACEJF e dos deputados federais da região, com destacada atuação do deputado Wadson Ribeiro.”