Fechar menu lateral

UFJF inicia o Co.Labore Ensino Médio e convida escolas para segunda etapa do projeto

Co.Labore Ensino MédioTem início nesta quarta-feira, 16 de setembro, uma maratona inédita nas escolas da cidade – o Co.Labore Ensino Médio. Num movimento liderado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Sebrae, estudantes universitários e empresários locais, o programa visa estimular atitudes empreendedoras, transformando o ambiente por meio da inspiração, do compartilhamento de ideias e da colaboração.

O Co.Labore será realizado em cada escola que aderir ao programa, em datas distintas. A ideia é conseguir adesão em pelo menos cinco escolas. A primeira edição acontece no Colégio Academia e envolve cerca de 200 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Nesta etapa, três jovens empreendedores irão contar suas experiências aos alunos, com dinâmicas antes e após as apresentações, para que haja interação e integração entre eles.

Passadas as etapas individuais em cada escola, o programa prevê a realização de um evento que agregue os alunos de todas as escolas participantes, chamado de Co.labore Escolas. Com formato mais amplo e abrangente, as equipes serão desafiadas a lançarem soluções para problemas locais, por meio de mentorias e tutorias, baseado na metodologia de Lean Startup e Design Thinking.

Mais do que um programa, o intuito é fomentar a cadeia do empreendedorismo e da inovação, promovendo uma mudança de comportamento nas atuais e futuras gerações de estudantes da cidade e região. Outra finalidade é dar voz aos estudantes e discutir questões relacionadas ao ecossistema empreendedor, de forma a estimular soluções inovadoras para os problemas enfrentados por eles e pela sociedade.

Para a Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Inovação, Nádia Raposo, o estímulo à inovação pode e deve começar na escola. “É também através dos estudantes do ensino médio que queremos disseminar a cultura do empreendedorismo, cultivando novas ideias que possam impactar de modo positivo toda a sociedade, seja através de novos negócios no futuro, seja por meio do empreendedorismo social”.

 

Mais informações através da Assessoria de Comunicação do Parque Científico e Tecnológico da UFJF, no telefone 2102-3435 (ramal 227).