Fechar menu lateral

Obras de arte do Museu Murilo Mendes decoram o ambiente do CRITT

Simone de Beauvoir estava certa quando disse que é na arte que o homem se ultrapassa definitivamente. Poder contemplar e transcender um quadro é um bem, que com a reprodutibilidade técnica das obras de arte, podemos usufruir diariamente.

Visando esses aspectos, o CRITT|UFJF recebeu do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) oito reproduções de obras de famosos pintores, que marcaram a história com suas pinturas, entre eles estão Picasso e Delacroix. Do famoso pintor do século XX, Pablo Ruiz Picasso, espanhol naturalizado francês, foram adquiridas as reproduções dos quadros Guernica, 1937 e o intrigante Les Demoiselles d’Avignon, 1907.

reproducoes de arte

Já o também francês Eugène Delacroix monopoliza nossos corredores com quatro reproduções espalhadas pelos dois andares do nosso prédio, entre elas estão a famosa La Liberté guidant le peuple, 1830 e  Les Massacres de Scio, 1824. Seguidos pelos La Mort de Sardanapale, 1827 e Les femmes d’Alger, 1834.

Encerrando a sessão artistas franceses temos La Bohémienne Endormie, 1897 do pintor Henri Rousseau, conhecido também pelo apelido de Douanier. O quadro do italiano Giacomo Balla nomeado La Lampadina Elettrica, 1909, representa a classe dos futuristas e compõe nossa galeria.