Fechar menu lateral

Mesa Redonda com Mastologista finaliza o Movimento Outubro Rosa no Critt

Dr. Telmo Justo Alves, Ginecologista e Mastologista

Dr. Telmo Justo Alves, Ginecologista e Mastologista

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) se engajou no Outubro Rosa e no dia 30 de outubro, finalizando o mês de conscientização sobre o câncer de mama, ofereceu uma palestra, em parceria com a empresa incubada BGP e com o apoio da Mapfre Seguros. A mesa redonda foi conduzida pelo Mastologista e Ginecologista Dr. Telmo Alves Justo, que esclareceu dúvidas das empresas incubadas, colaboradoras do Critt e da Fadepe acerca do câncer de mama e suas particularidades.

Com a proposta de falar sobre saúde e prevenção, Dr. Telmo ouviu as perguntas das participantes sobre reposição hormonal, mapeamento genético, anticoncepcional, amamentação, as diferenças de exames – ultrassonografia mamária, mamografia e ressonância magnética da mama – radiação do aparelho mamógrafo, autoexame  e próteses de silicone, entre outros assuntos polêmicos e que causam preocupação às mulheres.

Colaboradoras do Critt, Fadepe e empresas incubadas

Colaboradoras do Critt, Fadepe e empresas incubadas

O médico ressaltou ainda, a importância do diagnóstico precoce, as chances de cura e a possibilidade real de manterem-se os seios em vários casos. Esclareceu a respeito dos tumores benignos e malignos, dúvida pertinente nas participantes do debate, questões estéticas e os diferentes procedimentos de retirada da mama. Deixou claro, também, que não existe apenas um fator causal do câncer, mas que a doença é multifatorial, sendo essencial que o mastologista identifique a natureza do tumor e que as mulheres, a partir do 35 anos façam, anualmente, a mamografia e que todas, independentemente da idade, sejam adeptas do autoexame, principalmente, ao fim do ciclo menstrual.

A empresa incubada BGP e a seguradora MAPFRE Brasil, falaram sobre a importância de um seguro de vida capaz de suprir as necessidades de tratamento da mulher com câncer de mama, e da precaução de adquirir-se um seguro como forma de tranquilidade para o futuro, enfatizando, assim, a prevenção das mulheres.