Fechar menu lateral

Idea to Product divulga 18 finalistas da etapa Latino-Americana

Alunos de universidades de todo o país levaram a sério o desafio proposto pela Idea to Product Latin America. Ao todo, a competição contou com 36 times inscritos. Destes, 18 foram selecionados para a final Latino-Americana, que em 2014 acontece em Juiz de Fora, entre os dias 7 e 9 de agosto.

“O nível da competição este ano está muito alto. Inicialmente prevíamos selecionar 15 times, mas não pudemos deixar outros três de fora devido à qualidade destes”, comenta Renê José Rodrigues Fernandes, gerente de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios  da FGV (FGVcenn) e. diretor do I2P Latin America. Participarão representares da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Nepomuceno, a realização do I2P em Juiz de Fora coincide com uma fase em que o Parque Científico e Tecnológico da Universidade desenvolve várias ações visando impulsionar a cultura do empreendedorismo e da inovação. “Já estamos colocando em prática a missão do Parque que é de facilitar o desenvolvimento de negócios inovadores que impactem o desenvolvimento da região”.

Organizada no país pelo FGVcenn da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora/Parque Científico e Tecnológico, a Idea to Product Latin America 2014 terá três bancas de abertura na sexta-feira, 8 de agosto, sendo uma de tecnologia da informação e comunicação, uma de produtos de engenharia e outra de ciências da saúde. Os dois times melhor classificados em cada uma das bancas estarão automaticamente na final, que acontece no sábado, 9 de agosto. O vencedor da etapa latino-americana participará da final mundial da I2P, que se realizará em novembro, nos EUA.

Chancela do CNPq

Além de atrair inscritos de universidades que nunca participaram da competição – como a UFSJ, a USP e a UFSC – somado ao fato de os organizadores do I2P terem ampliado o número de equipes competidoras de 15 para 18, devido à qualidade das ideias apresentadas – a edição deste ano em Juiz de Fora traz mais uma novidade: a chancela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 A professora e pesquisadora da UFJF, Nádia Raposo, uma das responsáveis por trazer a competição para Juiz de Fora e campeã de edições anteriores da I2P,  apresentou o projeto desta competição para o CNPq que reconheceu a importância deste evento na área de inovação. “Além de conseguirmos recursos financeiros que serão investidos na competição, agora temos a chancela de uma das mais importantes agências de fomento do Brasil o que garante mais credibilidade a esta competição internacional”.

Conheça as equipes classificadas:

 

Equipe

Descrição do projeto

1 – Livre – Unesp

O produto se denomina Radical, sistema independente de motorização elétrica para cadeira de rodas convencionais.

2 – Ymmuno-Modulators – UFSC

EmargYnex é um fitomedicamento inédito e inovador para o tratamento da Esclerose Múltipla, com propriedades imunomoduladoras e neuroprotetoras.

3 – Inovahalit – UFJF

O Phytofresh é um filme polimérico de aplicação bucal, com ativos naturais e ação antimicrobiana, atuando como coadjuvante no combate à halitose.

4 – Genetec – UFJF

Neobone Gel é um substituto para enxertia óssea, sendo uma matriz extracelular desmineralizado e descelularizado para tratamento de diversas lesões ósseas em humano e animais.

5 – Alfa – UFMG

Máscara facial de oxigenoterapia com acesso simultâneo a boca do paciente e à fonte de oxigênio, agregando mais segurança e eficácia ao tratamento de doenças.

6 – Implant-AR – UFMG

Implante em forma de bastão com liberação prolongada de fármacos implantado na cavidade nasal para o combate da rinossinusite crônica e sem necessidade de remoção.

7 – UFJFChem – UFJF

Preparação de novos substratos e dispositivos a serem empregados na remoção de formaldeído a partir de fluxos de resíduos aquosos.

8 – Fuselmax – Unicamp

Processo para produção integrada de etanol, álcool isoamílico e isobutanol a partir de óleo fúsel, um subproduto gerado na produção de etanol.

9 –  SurfactanShield – USP

O produto é um biopesticida atóxico e biodegradável obtido a partir de bagaço de cana-de-açúcar por via biotecnológica.

10 – Chem UFJF – UFJF

O produto é uma formulação nutracêutico consistindo de um chocolate de baixa caloria, uma fibra natural e um produto que contém cafeína para ajudar na redução de peso

11 – NanoBiotec – UFMG

Fungicida criado a partir de nanotubos de carbono para combater a Ferrugem do feijoeiro, sendo aplicado na planta sem a utilização de agentes tóxicos.

12 – Nupics – UFJF

Equipamento para formação e/ou aplicação de filmes poliméricos uniformes para diversos fins (farmacêutico, nutracêutico, cosmético, dentre outros).

13 – SCT Logus – UFMG/UFSJ

Um sistema colaborativo para empresas transportadoras e uma plataforma centrada na Web com aplicativo móvel para apoiar operadoras a lidar com a logística de transporte em grandes centros urbanos

14 – Project Diva – UFJF

Diva é uma aplicação móvel que utilizando Inteligência Computacional e Processamento de Imagens pretende ser um assistente de estilista visual na vida cotidiana das pessoas.

15 – Safetybag – UFJF

Caixa que se adapta ao tamanho da mala com fecho eletrônico e comunicação de dados para transporte e monitoramento de bagagens em aeroporto.

16 – e-Score – UFJF

e-Score é um aplicativo para dispositivos móveis que avalia o escore da condição corporal de animais, relevante para a tomada de decisões estratégicas do rebanho.

17 – Smartians – UFJF

O I9Híbrido é uma solução para os problemas de comunicação de dados relacionados à medição inteligente do sistema elétrico.

18 – Doc Base Nuclear – UFJF

Elaboração e desenvolvimento de software para armazenamento hierarquizado de documentos, online/offline, exigidos pelos órgãos reguladores para licenciamento e operação de Serviços de Medicina Nuclear.

Outras informações: (32) 2102-3435 (Escritório do Parque Tecnológico da UFJF)