Fechar menu lateral

Formas de atrair investimentos são discutidas em Workshop no Critt

“A primeira pergunta que o investidor vai fazer será: por que você? Esse é o momento de mostrar o seu diferencial”. Esta foi uma das frases que Osmar Santos usou na apresentação do Workshop “Como Atrair Investimentos”, ministrado no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) no dia 28 de abril.

O Workshop contou com a participação de empresários e interessados na área de investimentos, inovação e empreendedorismo, que tiveram contato direto com o facilitador Osmar Santos, economista especializado em Marketing e Finanças. Os participantes  apresentaram suas empresas e puderam ouvir dicas e sugestões.

O facilitador apresentou as maiores dificuldades de investidores e empresas se encontrarem no mercado e ressaltou a importância de dissolver essas dificuldades. “O investidor fala uma língua muito financeira e de gestão, e as empresas, de um modo geral, falam uma língua mais técnica, e eles não se entendem. Não é que não existam bons projetos, as empresas é que não estão apresentando esses projetos de um modo muito claro para o investidor, que não consegue identificar as oportunidades.”

DSC_0015

O economista reforçou ainda a  ideia de que o momento de procurar um investimento depende da oportunidade. “O momento atual é sempre o certo para procurar um investimento, desde que exista a oportunidade. O que não dá é para procurar um investidor sem ter oportunidade no mercado. O momento que vivemos agora é propício, porque tem mais dinheiro para investimento do que projeto a ser investido. Então o Brasil está num gap de oportunidade muito bom.”

Para Leandro Wong, sócio da empresa Imovi, incubada no Critt, o Workshop foi esclarecedor. “Com o Workshop, sentimos que precisamos trabalhar a parte de planejamento de Marketing. Ainda estamos analisando como buscar outras informações mais completas, pois o assunto é extenso e nós estamos começando uma start up, mas pudemos compreender como funcionam as questões de fundos de investimentos e foi bem esclarecedor.”