UFJF recebe autoridades para debater sobre Parque Tecnológico

Integrar sociedade, comunidade acadêmica e governo é o principal objetivo do futuro Parque Tecnológico de Juiz de Fora e região. Na palestra “Parques Tecnológicos, criando condições para mudar os rumos da inovação tecnológica no país”, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Paulo Nepomuceno apresentou o projeto em vídeo do Parque Tecnológico e falou sobre com o Parque funcionará e como contribuirá para o desenvolvimento de Juiz de Fora e região.

A palestra contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Renda de Juiz de Fora, André Zuchi, que representou o prefeito Bruno Siqueira e manifestou todo o apoio necessário para a finalização da execução do projeto do Parque Tecnológico. O vice-reitor da UFJF, José Luiz Rezende Pereira, falou sobre as oportunidades que o Parque Tecnológico pode trazer também para a comunidade acadêmica.

O destaque ficou com o palestrante convidado, o coordenador geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jorge Mario Campagnolo. Jorge destacou a importância da atuação das Universidades no processo de inovação e traçou um panorama do desenvolvimento tecnológico no Brasil. Campagnolo também comentou que de 2012 para 2013, 335 milhões de reais foram investidos em Parques Tecnológicos, e que esse valor tende a crescer.

Foi em sintonia com o discurso de Campagnolo que o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Nepomuceno, encerrou a palestra. O secretário afirmou que a comunidade acadêmica não deve ficar de fora dos projetos do Parque Tecnológico. “Um dos principais objetivos do Parque é ser a interação entre academia, governo e empresas.” A previsão é de que o projeto do Parque Tecnológico de Juiz de Fora e região esteja ativo até 2015.