Em reunião no Critt, UFJF e ABIN firmam início de parceria para difundir a necessidade de proteção do conhecimento

DSC_0295

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora foi sede da reunião para o início de uma parceria entre a UFJF e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O interesse comum entre as instituições é o de estabelecer parceria para o treinamento e instrução acerca de parâmetros e medidas de segurança para as informações e pesquisas que acontecem na UFJF.

A proposta da Critt é a de disponibilizar para a UFJF uma série de ações voltadas para a sensibilização de como tratar informações sensíveis e estratégicas, como aquelas ligadas a pesquisas de cunho aplicado e inovador. Segundo Antônio Carlos dos Santos, oficial de Inteligência da Abin, o programa Universidade e Inteligência (Unint) tem como meta treinar a comunidade acadêmica para a proteção do conhecimento sensível.

O Diretor do Critt, Prof. Luiz Carlos Tonelli, enfatizou a importância de se articular institucionalmente o Critt – que cuida da política de propriedade intelectual da UFJF e do fomento ao empreendedorismo – com outras Pró-Reitorias e secretarias da UFJF, como a Secretaria de Relações Internacionais, “é necessária essa articulação entre os diferentes órgãos da UFJF a fim de difundir, de forma mais abrangente, a necessidade de se proteger a pesquisa inovadora, com orientações sobre visitas de pessoas externas a laboratórios e possibilidades de se patentear tecnologias desenvolvidas na instituição, por exemplo”.

A reunião que marcou o início da parceria contou com a presença de membros da UFJF (na foto, da esq. para dir.- Secretária executiva do Critt, Débora Marques, Diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, Pró-Reitora de Pesquisa da UFJF, Profa. Marta D’Agosto, Secretário executivo da Secretaria de Relações Internacionais da UFJF, Vitor Hugo Terra) e dos oficiais de Inteligência da Abin Hércules Oliveira e Antônio Carlos dos Santos.

O Critt atende a inventores independentes, empresas e a toda comunidade acadêmica orientando sobre ações de proteção ao conhecimento, através da realização de depósitos de patentes, marcas, softwares, direitos autorais e similares. Ainda, o Critt fomenta o empreendedorismo através de seu programa de Pré-Incubação e de formação empreendedora e de sua Incubadora de Base Tecnológica, na qual empresas contam, além do espaço físico, com apoio para a gestão. Para conhecer melhor as ações do Critt, acesse nosso site: www.ufjf.br/critt

Leia mais sobre a parceria