Gerenciamento de Projetos é tema de palestra realizada pelo Critt

No dia 16 de maio aconteceu a palestra Cenário e Tendências do Gerenciamento de Projetos, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Promovida pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), a palestra contou com mais de 100 participantes entre professores ,alunos, empresários juniores e comunidade acadêmica em geral, que ouviram o professor Moisés Luna, certificado PMP pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI).

Moisés é consultor em gestão organizacional, gestão estratégica, mapeamento de processos e gerenciamento de projetos. Professor de pós-graduação na área participou da Diretoria de Projetos Especiais e da Diretoria de Programas do PMI e, atualmente, é diretor de Filiação do PMI-MG. O Instituto de Gerenciamento de Projetos abrange 180 países e sua certificação é referência mundialmente.

O Gerenciamento de Projetos é focado, principalmente, na melhoria de resultados de negócios e a demanda por profissionais da área é crescente. Através de técnicas como gerenciamento de portfólio, por exemplo, é possível que o gerente de projetos avalie na carteira de projetos da empresa quais são os projetos mais relacionados com a estratégia da organização, atingindo o objetivo exposto no projeto.

Atualmente, a área de Tecnologia da Informação é o principal destino dos gerentes de projetos, mas outras áreas do conhecimento já estão se interessando pelo gerenciamento.O PMI estima que mais de 13 milhões de novos postos para gerenciamento de projetos sejam preenchidos até 2020. O crescimento faz parte da tendência de gerenciar não só projetos, mas equipe, benefícios e riscos dos negócios.

Para o Brasil, a expansão da área é positiva. Segundo Moisés Luna, a realização de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas no país são importantes pelo compartilhamento de experiências e porque são várias as iniciativas do governo federal para implantar o gerenciamento nesses eventos, aumentando as possibilidades para os profissionais interessados em se desenvolver.

Ressaltando ainda a  importância do trabalho em equipe, o professor classificou o gerente de projetos como o integrador da equipe, aquele que deve se certificar de que os colaboradores também estejam satisfeitos e trabalhando para que o resultado seja alcançado. Ele ressaltou ainda que “Mais importante do que fazer projetos corretamente é fazer os projetos certos”, para que todos saiam ganhando e todos os objetivos sejam devidamente cumpridos.

Fotos da palestra na Galeria. (https://www.ufjf.br/critt/galeria-de-fotos/?album=5&gallery=15)