Fechar menu lateral

Especialista indica caminhos para elaborar um Plano de Negócios

 

 

 

 

 

 

“Plano de Negócios é a arte de descobrir novas oportunidades cada vez que o mercado te pressiona para isto” afirmou o especialista em Gestão Empresarial Carlos Frederico Ferreira no minicurso “Como elaborar um Plano de Negócio” promovido pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) nesta sexta, 22 de junho, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia Elétrica.

O meio empresarial sempre foi muito competitivo, mas não como nos dias atuais. A incessante busca das empresas por fatores que as diferenciem das demais, gera uma acirrada competição no mercado e, em função disso, fazer previsões de mercado se tornou muito difícil. Frederico acredita que um dos segredos de sobrevivência no mercado atual seja a tomada de decisão rápida, pois assim o empresário vai conseguir um fator de diferenciação.

Segundo dados do Sebrae a taxa de mortalidade das empresas no Brasil ainda é muito alta, atingindo cerca de 58% das empresas nos primeiros anos de vida. O Plano de Negócios vem para minimizar os riscos de uma empresa, ressalta Frederico, pois é através dele que se elabora um planejamento eficiente.

 

 

 

João Carlos da Silva, coordenador do Curso Técnico de Formação Gerencial do Sebrae. (Foto: Anna Flávia Nascimento)

 

 

Com o objetivo de auxiliar os participantes na elaboração de um Plano de Negócio, Frederico explica que este documento não possui um formato estabelecido, mas que deve conter um mínimo de seções aos quais proporcionem um entendimento completo do negócio. “Mais que novas ideias, é preciso que ter a capacidade para transformá-la em produtos, serviços e processos”.

O minicurso contou com a participação de empreendedores, empresários, professores, empresas juniores, universitários e alunos do Curso Técnico de Formação Gerencial do Sebrae.

 

 

Frederico Ferreira e Eduardo Carmindo, ganhador do audiobook. (Foto: Anna Flávia Nascimento)

 

 

João Carlos da Silva, coordenador do curso técnico do Sebrae, elogiou a exposição. “O minicurso me surpreendeu muito porque tradicionalmente os expositores vão direto aos números e ao senso comum, no entanto as observações de mercado são muito pertinentes, muito boas”.

Ao final da manhã de aprendizado e conhecimento, Frederico sorteou um audiobook “Planejar para Empreender” e o ganhador foi Eduardo Carmindo.