Fechar menu lateral

4ª Assembleia Regional discute Parque Tecnológico que será implantado no 2º semestre

Resultado das articulações surgidas na Agenda Regional de Desenvolvimento da Zona da Mata, o Parque Tecnológico está próximo de ser efetivado. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Nepomuceno, afirmou que o projeto é estruturante e de longo prazo, mas que seu andamento está evoluído e que a previsão do início das obras é o segundo semestre de 2012. “Estamos finalizando os projetos no final deste mês. Vamos encaminhar para o setor de licitação da UFJF que vai lançar o edital para concorrência. A previsão é que as obras se iniciem em setembro. Até o final de 2013 pretende-se implantar o operacional no local.” O Parque Tecnológico estará em discussão na 4ª Assembleia Regional da Zona da Mata que acontecerá no próximo dia 29, das 9h30 às 13h, na sede da Fiemg Regional Zona da Mata.

O parque ocupará uma área de um milhão de metros quadrados, abrigando empresas que possibilitarão a geração de emprego e renda de Juiz de Fora e região. “É um projeto de grande porte, que viabilizará de forma mais adequada e efetiva o relacionamento entre os estudantes e o setor empresarial”, destaca Nepomuceno.

As empresas instaladas no Parque Tecnológico oferecerão desde estágios, projetos de pesquisa e financiamentos de bolsas de iniciação científica (mestrado e doutorado) até empregos. “Somos exportadores de cérebros. Estamos proporcionando o aumento do nível de emprego qualificado e possibilitando que os estudantes fiquem em Juiz de Fora com bons empregos ao invés de irem buscar oportunidades em outras cidades.”

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFJF, Alexandre Zanini, o Parque Tecnológico ajudará a mudar o perfil econômico da região, com a implantação de empresas com alto valor agregado. Além disso, o projeto tem relação direta com o perfil da produção de conhecimento da Universidade. “É uma forma de colocar o resultado do nosso trabalho, de pesquisas de ponta, para a sociedade. Não é simplesmente um condomínio de empresas. É um spin-off acadêmico, um link da academia com a comunidade, propondo soluções para problemas reais.”

A 4ª Assembleia Regional da Zona da Mata abordará, além do Parque Tecnológico, infraestrutura, com foco nas estradas e no Aeroporto Regional e a Rede Regional de Urgência e Emergência na saúde.

A palestra sobre o Parque Tecnológico será a última da Assembleia, com previsão de início às 11h20, quando o professor Paulo Nepomuceno apresentará o projeto e o conceito do parque, bem como o cronograma de implantação. A apresentação terá 40 minutos e os presentes poderão tirar dúvidas sobre o projeto.

Fonte: Secretaria de Comunicação UFJF