Critt participa do II Encontro Internacional de Inovação Tecnológica Sustentável

Entre os dias 29 e 31 de março, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Critt/UFJF) integrará o II Encontro Internacional de Inovação Tecnológica Sustentável. A instituição contará com um stand, onde serão feitos atendimentos sobre projetos inovadores e de base tecnológica e, ainda, oferecerá palestra e oficina com temas ligados à inovação e incubação de empresas. Com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), o Critt será representado pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT) e pela empresa incubada “Sistema”.

No evento, serão discutidos os seguintes temas: Agronegócio, Energia limpa, Copa 2014, Resíduos sólidos e Inovação Tecnológica. O objetivo é incentivar a inovação tecnológica através da integração dos estudos acadêmicos com as práticas empresariais e públicas. Dessa forma, pretende proporcionar um ambiente que estimule o diálogo em torno das novidades do mercado, troca de experiências e conhecimentos, além da divulgação de trabalhos nacionais e internacionais.

Taiana Evangelista, sócia da Sistema, irá mostrar trabalhos da empresa voltados para a área de sustentabilidade e energia hidrelétrica. “Pretendemos divulgar a nossa marca, além de mostrar que o Critt também trabalha com inovação ambiental”, afirma. A empresa Sistema atua no campo de consultoria ambiental especializada em cartografia digital, sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Além de conferir stands, palestras e oficinas do Encontro, o público poderá participar da I Feira de Produção limpa, que tem como objetivo principal viabilizar a exposição de produtos e serviços com base em inovação tecnológica sustentável.

Sedetec e Critt orientam empreendedores

No sábado, dia 31, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Nepomuceno Garcia, ministrará palestra sobre Inovação Tecnológica. No mesmo dia, às 14 horas, acontece a oficina “Como montar uma empresa de Base Tecnológica”, facilitada por Débora Marques, responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia do Critt, e por Anna Paola Pinto, membro do Escritório Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) da Universidade.

Segundo Débora Marques, o Critt tem uma participação ativa no campo do empreendedorismo e da inovação. Com seus recursos, prepara as empresas para entrarem no mercado. “Buscamos, através dessa oficina, apresentar o trabalho do Centro, trazendo o tema para mais perto dos empreendedores. Iremos orientar os participantes sobre a importância do Plano de Negócio, além de exibir os quesitos necessários para abrir uma empresa de base tecnológica.”. Anna Paola ressalta que serão esclarecidas, também, dúvidas sobre a obtenção de financiamentos.

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia tem como atribuições o gerenciamento da política de inovação da UFJF e a coordenação da Incubadora de Base Tecnológica (IBT). Qualificado como NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) , o Critt zela, ainda, pela manutenção dos projetos institucionais de estímulo à proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.

A mostra ocorrerá no Premier Parc Hotel (Av. Deusdedith Salgado, 1805, Teixeiras). São esperados empresários, representantes do setor público, estudantes e organizações sem fins lucrativos. A inscrição é gratuita, devendo ser entregue na entrada 1Kg de alimento não perecível.

Confira aqui a programação completa do evento.

Informações:
www.ufjf.br/critt