Fechar menu lateral

Visual Field é contemplada com o Edital Universal da Fapemig

A empresa Visual Field, atualmente incubada no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), obteve resultados positivos no Edital Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).         O projeto que visa à elaboração de métodos de exames da visão que possam realizar um diagnóstico precoce do glaucoma, foi aprovado e contemplado pelo edital de 2011, com o valor de aproximadamente R$36.000. A verba será destinada à compra dos equipamentos para o aprimoramento do produto e à contratação de um estagiário para auxiliar as pesquisas e o desenvolvimento dos aparelhos.

De acordo com José Francisco Dias, um dos responsáveis pelo projeto, o exame computadorizado no campo visual, considerado de grande importância na introdução oftalmológica, é utilizado para testes em pacientes com glaucoma, doenças da retina e lesões nas vias ópticas. “A partir de alguns estudos percebemos grandes limitações nessa área em relação à detecção mais precoce do glaucoma. Nesse aspecto, intensificamos as pesquisas por novos métodos de exames com foco no diagnóstico dessa referida doença”, afirma José Francisco.

De acordo com Socorro Rocha, responsável pela Incubadora de Base Tecnológica do Critt, o Edital será um importante incentivo para o desenvolvimento do produto da empresa, que está iniciando a segunda fase de Incubação, na qual é capacitada para enfrentar o mercado.

A Visual Field é uma empresa dedicada à pesquisa de equipamentos de perimetría computadorizada com estímulos visuais plotados em tela de monitor de alta definição de LCD, destinados ao exame do campo visual.

Em 2011, O Edital Universal da Fapemig recebeu 1866 propostas de inscritos de todo o Estado e mais de R$23 milhões foram aplicados pela Fundação. De acordo com informações obtidas no site da Fundação, o objetivo do investimento é “financiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento”.