Fechar menu lateral

Critt adotará novo sistema de gestão para novos empreendimentos

Durante o mês de dezembro de 2011, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) constituiu uma comissão de membros para a implementação de práticas do modelo do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), que tem por objetivo reestruturar e sistematizar práticas de gestão, visando à melhoria contínua da qualidade na atuação do suporte oferecido às empresas incubadas.

De acordo com o integrante do Escritório Executivo e da comissão de implantação do Cerne no Critt, Evandro Fortuna, a partir de agora o Critt vai trabalhar para verificar quais práticas do Cerne já são adotadas pelo Centro e, com isso, documentá-las e sistematizá-las junto com as que ainda não são utilizadas. “Trata-se de processos-chave que objetivam organizar os processos importantes para conquistar a maturidade da incubadora e, com isso, gerar empreendimentos de sucesso”, esclarece.

Evandro também explica que o modelo Cerne apresenta quatro níveis de implantação, sendo o primeiro relacionado ao empreendimento; o segundo, à incubadora; o terceiro, à rede de parceiros; e o quarto, à melhora contínua dos processos. “O Critt tem um grande trabalho pela frente, para atingir o nível um do modelo. Mas, como já temos alguns processos do Sistema de Gestão da Qualidade, baseadas na norma ISO [9001:2008], falta pouco para conseguirmos aplicar as boas práticas do Cerne 1”, declara.

O modelo é uma criação colaborativa, organizada pelo Sebrae e pela Anprotec, que reúne as melhores práticas de diversas incubadoras do país. “Ele é tão importante para o sistema de gestão de novos empreendimentos, que o governo federal vai disponibilizar recursos técnicos e financeiros para o processo de estruturação das incubadoras”, ressalta Anna Paola Pinto, que também integra a comissão, ao se referir à publicação do Edital Sebrae/Anprotec 01/2011.

A meta é que em um ano, ou seja, até dezembro de 2012, o Critt já esteja preparado para ser certificado pelo Cerne.