Fechar menu lateral

Critt finaliza Segundo Programa de Incentivo à Inovação com lançamento de livro

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), promove no dia 1º de dezembro, às 19h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no prédio da Reitoria da UFJF (Campus Universitário), a solenidade de encerramento do Segundo Programa de Incentivo à Inovação (PII). O evento englobará o coquetel de lançamento do livro, que apresenta os 20 projetos semifinalistas do programa, além da entrega dos certificados e do relatório final, incluindo, ainda, a apresentação dos resultados obtidos.

O Segundo PII contabilizou 71 projetos inscritos, dos quais 20 foram selecionados para a primeira fase. Nessa etapa, as pesquisas receberam o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e de Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS). Já na fase final, 15 projetos contaram com recursos financeiros no valor de R$ 40.000,00 para a construção de protótipos. Outro respaldo oferecido na segunda fase do programa foi a elaboração do Plano de Negócio Estendido e do Plano Tecnológico e Financeiro, a fim de viabilizar a inserção dessas novas tecnologias no mercado.

Numa parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae- MG), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES) e a UFJF, o Programa tem por objetivo promover a cultura empreendedora no campus através da conscientização e da mobilização da comunidade acadêmica, órgãos de fomento, empresas e parceiros locais. O PII também enseja a investigação e o apoio ao desenvolvimento de tecnologias acadêmicas capazes de gerar inovações tecnológicas de produtos e processos.

A publicação, a ser distribuída, reúne informações a respeito dos projetos voltados para as áreas de Engenharias, Saúde, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Construção Civil e Eletricidade.

O Segundo  PII em Números
O Segundo PII envolveu 146 pesquisadores e 70 bolsistas; elaborou 20 EVTECIAS e 15 Planos de Negócio Estendido; contribuiu para que duas tecnologias pudessem ser beneficiadas com recursos de outras fontes de fomento à inovação no Brasil e outras sete estão em fase de negociação com empresas para licenciamentos, além de 13 patentes depositadas.

NIT da UFJF
O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, criado em maio de 1995, é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Juiz de Fora, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico.

Entre suas atribuições, está o gerenciamento da política de inovação da UFJF, observadas as diretrizes traçadas pela Sedetec, e a coordenação da Incubadora de Base Tecnológica (IBT). Com sua qualificação como NIT, o Critt também assumiu a responsabilidade de zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia, por esse motivo, para aqueles interessados em depositar patentes e outras formas de registro, bem como para transferências de tecnologias, o Critt deve ser procurado.

Outras informações: (32) 2102-3435 ramal 204.