Projeto do Parque Tecnológico da UFJF é apresentado à multinacional

Paul Wurth e UFJF discutem possível parceria

O projeto do Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi apresentado a membros da multinacional Paul Wurth pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, prof. Paulo Garcia Nepomuceno. A fim de prospectar novos parceiros, o Secretário expôs os benefícios e desafios do Parque para empresas, academia e sociedade.

Ocupando uma área de um milhão de metros quadrados, próximo ao Expominas, na BR-040, o projeto prevê áreas comercial, institucional, de produção e de preservação, onde é pretendido um reflorestamento com vegetação típica da Mata Atlântica e a recuperação de uma nascente. Além de ser um ambiente agradável para os profissionais, o Parque tem localização estratégica, estando próximo a uma importante rodovia federal com acesso aos grandes centros, ao aeroporto regional, à rede ferroviária, ao porto seco e à UFJF.

Paulo Nepomuceno ressaltou para os executivos, junto ao diretor da Faculdade de Engenharia, prof. Hélio Antônio da Silva, a importância da aproximação e de convênios entre academia e meio empresarial, já que a cidade – via faculdades e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) – forma muitos profissionais em áreas que lidam diretamente com a inovação e pesquisa tecnológica. Também presente na reunião, José Miranda Chaves Netto, diretor executivo do Grupo Elo, explicitou a capacidade econômica de Juiz de Fora e região, mostrando aos empresários as possibilidades de investimentos e retornos financeiros oferecidos pela Zona da Mata.

O Parque Científico e Tecnológico atuará potencialmente no desenvolvimento de Juiz de Fora e da Zona da Mata Mineira, visando ser referência nacional e internacional nos padrões de sustentabilidade, pesquisa e inovação tecnológica.  Empresas que lá se situarem receberão incentivos Federais (Lei de incentivo à Inovação), Estaduais e Municipais (incentivos fiscais; Lei do Bem).

A Paul Wurt

Sediada em Luxemburgo desde sua criação em 1870, a Paul Wurth é hoje uma empresa de engenharia internacional. Como resultado de sua considerável experiência e sua efetiva política de inovação, o Grupo Paul Wurth é um dos líderes mundiais em projetos e no fornecimento de soluções tecnológicas completas para a indústria siderúrgica e setores associados.

Além da experiência no setor metalúrgico, a Paul Wurth também ganhou uma excelente reputação em projetos e gerenciamento de obras e em fornecimento de serviços de engenharia, principalmente para construções sustentáveis e projetos de infra-estrutura.

O Grupo Paul Wurth tem uma presença global sólida em todos os principais mercados de produção de aço no mundo, e pode vir a ser um dos principais parceiros do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora.

Contato Critt:  2102-3435