UFJF está apta a desenvolver projetos de inovação junto à Telebras

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir de agora, está credenciada como instituição de pesquisa competente para participar do desenvolvimento de projetos conjuntos com a Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A.). As áreas aprovadas para participação são Redes de telecomunicações, Cidades digitais e Computação em nuvem. Inúmeros professores-pesquisadores dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade poderão disputar as concorrências previstas nos editais.

Para o professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFJF, que participou do processo de credenciamento, Moisés Vidal Ribeiro, a Universidade agora está inserida no “mapa das instituições de pesquisas com competência para o desenvolvimento de projetos de P&D&I nas áreas de telecomunicações e computação”. “É importante ressaltar que apenas um seleto grupo de instituições de pesquisa teve o credenciamento aprovado e a UFJF foi uma das contempladas”, enfatiza.

O professor Moisés Ribeiro também explica que os editais de pesquisa da Telebras preveem ordinariamente a disponibilização de recursos financeiros para as instituições. Esses recursos, segundo ele, poderão ser direcionados para a constituição de uma infraestrutura laboratorial adequada e para a contratação de mão-de-obra qualificada. “Haverá, portanto, um aumento significativo de pesquisas científicas que resultam em inovação tecnológica”, completa.

De acordo com o integrante do Escritório Executivo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Evandro Fortuna, esse credenciamento amplia a esfera de atuação das pesquisas da Universidade: “a UFJF conta agora com mais um parceiro no desenvolvimento de seus projetos”.

No processo de seleção, o Critt ficou responsável pela operacionalização do processo, incluindo o encaminhamento à Telebras da documentação comprobatória de uma série de pré-requisitos constituídos pela empresa para recrutar as instituições de pesquisa competentes.

Critérios para credenciamento de instituições de pesquisas junto à Telebras:

• declaração de existência de pesquisadores do quadro efetivo da instituição com titulação no tema selecionado;
  • declaração de existência de grupo de pesquisa vinculado à instituição com atuação em linhas de pesquisas relacionadas e em pelo menos um dos subtemas associados;
  • comprovação de realização de trabalhos anteriores ou atuais acerca da área solicitada;
  • existência de pedido de patente registrada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou a organismos internacionais do mesmo gênero;
  • e declaração de existência de infraestrutura de laboratórios, na área de interesse da Telebras, relacionados ao assunto selecionado.

O resultado final foi divulgado no portal da Telebras no dia 26 de agosto e pode ser conferido, na íntegra, em http://www.telebras.com.br/.