UFJF se destaca em competição internacional de inovação tecnológica

Instituição tem o melhor desempenho desde o início do concurso no Brasil

Equipe da UFJF reunida no I2P Latin America 2011

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve o segundo e o terceiro lugares na classificação geral do “Idea to Product Competition – Latin America 2011”, ocorrido entre os dias 1° e 3 de setembro na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo-SP. Com a apresentação de sete dos 12 projetos selecionados para a competição, a UFJF aprovou quatro trabalhos para a etapa final, dos quais dois (Bioderm e Natusun) ficaram entre os três primeiros lugares.

Os sete trabalhos enviados pela Universidade receberam apoio do Programa de Incentivo à Inovação (PII), que é gerenciado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Dentre esses, quatro passaram para a última fase do concurso, quais sejam: Bioderm e Natusun, primeiro e segundo colocados, respectivamente, da categoria Grupo Boticário Challenge; e New Resveratrol e Inova, que também ocuparam a primeira e segunda posições, respectivamente, na categoria 3M Challenge.

De acordo com Leonardo Frossard, responsável pelo setor de Pré- Incubação do Critt, a participação da UFJF nessa competição é importante porque possibilita maior visibilidade da instituição num evento de alcance internacional, além de “permitir o contato dos pesquisadores com grandes investidores, auxiliando no desenvolvimento desses novos empreendimentos”.

A Prof. Dra. Nádia Raposo participou como orientadora de cinco projetos selecionados para o I2P, evento que reúne pesquisas envolvendo alunos de toda a América Latina. Segundo Nádia, a experiência oferecida aos estudantes pelo concurso é transformadora. “Eles [os estudantes] voltam com outro olhar, pois percebem que a pesquisa acadêmica pode beneficiar a sociedade”, enfatiza. O Prof. Dr. Adilson David da Silva – orientador do grupo New Resveratrol – conta que, após o resultado da etapa semifinal, uma de suas alunas foi convidada para estagiar na empresa 3M.

O Prof. Adilson afirma ainda que “é importante iniciarmos ou disserminarmos entre os pesquisadores da UFJF uma cultura de empreendedorismo, isto proporcionará um momento crucial para Universidade”. Ele também acredita que o destaque obtido nessa competição é o marco de um novo momento para a UFJF: o de envolvimento dos pesquisadores com a inovação tecnológica; o que possibilita a concretização das novas ideias em produtos.

Bioderm, Natusun e New Resveratrol são pesquisas desenvolvidas pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica (FFB) ; e Inova é do Prof. Ph.D Carlos  Maranduba, cujo projeto atualmente está pré-incubado no Critt. Confira a seguir mais informações sobre os trabalhos finalistas do concurso.

NEW RESVERATROL
O NEW RESVERATROL, conjunto de análogos sintéticos do resveratrol, apresenta propriedades antioxidantes melhores que o composto original e pode ser obtido em condições mais brandas, além de ter um custo de produção menor. Essa tecnologia auxilia na preservação ambiental, “reciclando e reutilizando” os solventes orgânicos provenientes da obtenção dos insumos.

BIODERM
Consiste numa nova formulação de origem fitoterápica com atividade antifúngica comprovada para dermatofitoses (micoses superficiais). Apresenta-se de maneira eficiente e segura para o uso veterinário, sem os efeitos colaterais comuns à terapia alopática convencional. Outra vantagem do BIODERM é a sua embalagem prática que facilita a sua aplicação e, consequentemente, uma melhor adesão ao tratamento, fator primordial nas doenças fúngicas.

NATUSUN
NATUSUN se insere no mercado cosmético como uma linha de produtos com proteção solar natural, destinada à prevenção do câncer de pele e do envelhecimento precoce. Apresenta proteção contra as radiações solares UVA e UVB, atestada por experimentos em voluntários humanos, conforme as normas legais vigentes da Associação de Cosméticos Europeia.

INOVA
O trabalho oferece a possibilidade de isolar e armazenar células-tronco de diversas fontes do corpo humano, tais como tecido adiposo, tecido do cordão umbilical e polpa dentária humana.

O vencedor do I2P Latin America foi o projeto Bio-fiend, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bio-fiend participará do “Idea to Product Global Competition”, previsto para ser realizado de 17 a 19 de novembro, em Estocolmo na Suécia.

O I2P – Da ideia ao produto

A quarta edição do “Idea to product – Latin America”, evento fundado na The University of Texas, foi promovida no Brasil pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas (FGVcenn). O concurso latino americano levou a São Paulo representantes das escolas mais importantes dos 33 países da região.

A ideia da competição é buscar – e incentivar – a comercialização de tecnologia em estágio inicial, que tem como foco ideias com demanda de mercado e que sejam inovadoras. A meta é educar e desenvolver empreendedores para a próxima geração. O programa é particularmente interessado em combinar tecnologias resultantes de programas de pesquisas com os mercados em potencial. Pra isso, os participantes desenvolvem um plano tecnológico de comercialização para confirmar a validade de mercado do novo produto.

O I2P é uma competição que busca inspirar o espírito inovador nos estudantes,  sua missão é criar um forum competitivo na America Latina, melhorando, assim, os estudos interdisciplinares do empreendedorismo, pesquisa, tecnologia e mercados emergentes.

Outras informações: (32) 2102-3435 ramal 204 (Comunicação e Marketing do Critt).