Fechar menu lateral

SINPI se consolida no calendário de eventos das comunidades empresarial e acadêmica do país

O segundo e último dia (19) de atividades do Segundo Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual (Sinpi) da UFJF confirmou a consolidação do evento nesse setor. Com a presença significativa de estudantes, professores e empresários, a programação do dia contou com quatro palestras, abordando os seguintes temas: pesquisa e mercado; linhas de financiamento à inovação; empreendedorismo e inovação.

A primeira palestra da manhã, “Da pesquisa ao mercado: o processo de planejamento do produto e do negócio”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Luciana Paula Reis, relacionou e explicou todos os processos pelos quais os produtos devem passar para chegar ao mercado.
Em seguida, a representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ada Cristina Vianna Gonçalves, contou como funcionam os projetos de financiamento para empresas da Finep.

A terceira apresentação ficou a cargo de Júlio César Félix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Com o tema “Empreendedorismo e inovação: inovar para faturar”, Félix abordou as inovações e estratégias para empresas, exemplificando com casos reais de sucesso. Além disso, o professor falou sobre a importância das patentes e como obter lucro com elas.

Finalizando o II Sinpi, o professor da UFJF Marcos Brandão proferiu a palestra “Caso de sucesso: da sala de aula para a empresa”. Brandão é também sócio-fundador da Ortofarma, empresa do setor farmacêutico que já foi incubada do Critt. O professor contou a trajetória de criação da empresa, que hoje atua em todo o Brasil, seus desafios e dificuldades. Ele ressaltou ainda a importância de valorizar o que é local: o mercado, o conhecimento e a mão-de-obra; de modo a valorizar os profissionais formados pela Universidade e as oportunidades oferecidas pela instituição de ensino.

Nos momentos finais, o diretor do Critt, professor Luiz Carlos Tonelli, agradeceu a presença dos participantes, a colaboração dos membros da comissão organizadora do evento e convidou a plateia para a terceira edição do Sinpi, que deve ocorrer no próximo ano.

Contato: (32) 2102-3435 ramal 204 (Comunicação e Marketing)

 

Allan de Gouvêa Pereira – Estudante de Comunicação