Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual recebe inscrições até 5ª

Os interessados em participar da segunda edição do Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual (Sinpi) têm até a próxima quinta-feira, dia 11, para se inscrever. O evento será realizado nos dias 18 e 19, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia, e é organizado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com esta iniciativa, o Critt pretende conscientizar os participantes sobre a necessidade de proteção do conhecimento, a garantia de direitos sobre as ideias inovadoras e como fazer para que estas se tornem empreendimentos de sucesso.

Segundo uma das responsáveis pela organização do II Sinpi, Débora Marques, esta é a oportunidade de mostrar para os pesquisadores da Universidade que os trabalhos desenvolvidos por eles, no interior dos laboratórios, podem se tornar muito mais, do que apenas um artigo, um Paper. “Caso tenha um caráter inovador, as pesquisas podem gerar uma nova tecnologia ou um produto passível de proteção intelectual.”

A organizadora evidencia, ainda, a importância de toda a sociedade conhecer a legislação de proteção intelectual, pois “o conhecimento não está restrito apenas à comunidade acadêmica mas, também à sociedade em geral”. Nesse processo, o Sinpi surge como um meio de divulgação, encontrado pelo Critt, para apresentar e difundir as formas de proteção do conhecimento, onde procurar ajuda e como fazer.

Na programação deste ano serão apresentadas aos participantes informações de onde buscar ajuda financeira para uma pesquisa inovadora, quais são as formas de registros existentes e como fazer para a tecnologia chegar ao mercado.

Dentre as atividades que serão oferecidas, destaca-se o Curso em Propriedade Intelectual: do Contrato ao Produto, com o consultor José Carlos Vaz Dias; e as palestras “Direitos autorais e o empreendedorismo: como proteger os textos que produzimos e como lucrar com eles”, com Eliane Cordeiro; “Da pesquisa ao mercado: o processo de planejamento do produto e do negocio”, com Luciana Paula Reis; e “Empreendedorismo e inovação: inovar para faturar”, com Julio Félix.

O evento é aberto e gratuito à comunidade em geral, às instituições de ensino, aos núcleos de inovação tecnológica, aos inventores independentes e às empresas. As vagas são limitadas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Outras Informações: (32)2102-3435 (Critt)

www.ufjf.br/critt

(Fonte: www.ufjf.br)