Reitor negocia com empresa portuguesa a vinda para JF

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade (Sedetec), Professor Paulo Augusto Nepomuceno, e representantes da Prefeitura Municipal embarcam nesta sexta-feira, dia 8, para a Europa onde participarão de uma reunião com uma empresa portuguesa de tecnologia que tem interesse em se instalar no Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e região. Segundo o Reitor, a vinda da companhia para o Brasil e, mais especificamente para Juiz de Fora, traria consequências bastante positivas para a economia da região.

O nome da empresa portuguesa segue em sigilo para evitar especulações, assim como o das outras nove companhias que também já sinalizaram favoravelmente à instalação no empreendimento. De acordo com o reitor, na reunião serão discutidas as propostas e o que caberia a cada uma das partes envolvidas.

Paulo Augusto Nepomuceno, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade e Coordenador da implantação do Parque Tecnológico da UFJF.

“A busca de empresas nesse estágio é importantíssima. Estamos buscando aquelas com capacidade de criar o que chamamos de ´gravidade` – que é a capacidade de atração de um sistema de gravidade em torno delas, de novos investimentos. Elas são empresas-âncoras”, ressalta o coordenador da implantação do Parque Tecnológico da UFJF, Paulo Augusto Nepomuceno.

Atualmente, a criação do Parque está em fase inicial. Uma empresa foi contratada, através de licitação, para elaboração de projetos estruturais, de parcelamento do solo e de estudos para subsidiar a obtenção das licenças ambientais. A previsão é de que entre os meses de junho e julho seja lançado um edital para escolha da firma responsável pela construção da insfratestrura, como limites dos lotes e arruamento, conforme o projeto elaborado. A previsão de início de atividades do parque é o primeiro trimestre de 2012.