Pré-Incubação no Critt inicia atividades com nova turma

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) deu início a mais um processo de Pré-Incubação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os novos projetos foram aprovados através de seleção, no 4° edital da Pré, na qual puderam participar professores e alunos da UFJF. A solenidade de boas vindas aconteceu na última segunda-feira (14), no anfiteatro do Critt, reunindo os novos Pré-Incubados para apresentação do processo, da infraestrutura oferecida e do cronograma de atividades.

O Diretor do Centro, Luiz Carlos Tonelli, abriu o evento desejando sucesso aos novatos e lembrando-os sobre a importância de comprometimento durante o processo. “Mais do que envolvimento é fundamental que os participantes da Pré-Incubação estejam comprometidos no desenvolvimento de seus projetos, aproveitando ao máximo o aporte estrutural e as orientações oferecidas para a elaboração do Plano de Negócios. Sabendo usufruir do processo e com o potencial que os projetos apresentam, as perspectivas de crescimento são grandes. Alguns empreendedores poderão, com essa oportunidade, vir a criar uma empresa e fazer parte do processo de Incubação, consolidando seu projeto no mercado”, disse Tonelli.

Leonardo Frossard, responsável pela Pré-Incubação

O responsável pela Pré-Incubação, Leonardo Frossard, explicou aos novos participantes que a Pré é um ambiente institucional onde as ideias e projetos podem ser validados e testados levando em consideração a viabilidade mercadológica dos produtos e/ou serviços. “O nosso objetivo é apoiar alunos e professores da UFJF no desenvolvimento de seus projetos inovadores e de base tecnológica, orientando-os na elaboração do Plano de Negócios e verificando sua viabilidade técnica, mercadológica e econômica. Isso engloba o amadurecimento da ideia, a busca de informações sobre o negócio (tecnologia, mercado, concorrentes, entre outros) e a definição do foco da empresa. Além disso, trabalhamos o comportamento empreendedor junto aos pré-incubados”, explica Leonardo.

Um dos pré-incubados, Bruno Lopes, aluno formado em Turismo e que atualmente cursa Psicologia na UFJF, disse que buscou participar do processo no Critt, pois pretende abrir uma empresa futuramente. “Como tenho quase dez anos de vivência na Federal e trabalhei em uma empresa que foi incubada no Critt, já conhecia o funcionamento do Centro. Pretendo montar uma empresa, mas antes disso quero uma visão de fora, um acompanhamento para que o projeto seja bem desenvolvido”, comenta Bruno.

Outro participante da Pré-Incubação, professor Carlos Magno da Costa Maranduba, disse que os pesquisadores em geral pensam no projeto, na ideia, mas não sabem como colocá-la no mercado. “Minha pesquisa, que envolve células tronco, está em um processo bastante avançado e o meu projeto pretende desenvolver uma tecnologia que facilitará a sua implementação. Para isso, confio no know how do Critt para me orientar quanto ao posicionamento do mercado para que eu possa trazer a ideia para a prática”, diz Carlos Magno.

Nova turma da Pré-Incubação

O processo de Pré-Incubação tem duração de 6 meses e poderá ser prorrogado por igual período a critério da coordenação, levando-se em consideração o desempenho e comprometimento dos participantes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32)2102-343, ramal 213.