Fechar menu lateral

Incubadora da UFJF promove Café Empresarial para divulgar linhas de financiamento à micro e pequenas empresas

O Café Empresarial reuniu cerca de 50 pessoas no auditório do Critt.

A Incubadora de Base Tecnológica da UFJF, gerenciada pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) promoveu na última sexta-feira, 18/02, um Café Empresarial junto às empresas incubadas e graduadas do Centro, representantes das empresas juniores da UFJF, das associações e dos sindicatos e empresários da cidade para apresentação de novas linhas de financiamento e crédito para micro e pequenas empresas.

O encontro contou com a participação de quatro representantes do Banco do Brasil, para uma apresentação, e ainda teve como objetivo promover a troca de informações, contatos e experiências entre os cerca de 50 participantes presentes.

Aberto pela responsável da Incubadora de Base Tecnológica, Maria do Socorro Rocha, que explicou o processo de incubação de empresas aos participantes, o Café Empresarial seguiu com a apresentação dos produtos das empresas atualmente incubadas no Critt: Aprimorar Desenvolvimento, Renewall, Infomobi, Sistema e Visual Field.

Loureno Cabral, Gerente Negocial da Superintendência do Banco do Brasil, destacou a importância da incubação de empresas e explicou a proposta em apoiar os micros e pequenos empresários locais. “Como apresentado nesse evento, cerca de 95% das empresas que participam de um processo de incubação sobrevivem ao mercado. Atualmente, os empresários brasileiros estão começando a se planejar melhor, através de planos de negócios e ações, por exemplo. E, como forma de estimular as empresas nacionais a se destacarem cada vez mais, o Banco do Brasil oferece o aporte financeiro que esses empresários necessitam.” Completou Loureno.

Hélcio Machado, novo gerente da Agência Marechal, mostrou-se motivado com o que viu no Critt. “Cheguei para assumir o cargo de gerente da agência há pouco mais de uma semana e me sinto bastante motivado com a possibilidade de novos contatos. A essência de ambas as instituições é trabalhar em prol dos pequenos empreendedores, valorizando o mercado nacional através de ideias inovadoras.” Completou o gerente.

Os participantes presentes aprovaram a iniciativa do estreitamento de laços com representantes bancários. Petherson Lacerda, da Infomobi, disse que o acesso à informação e a capacidade de interação é muito importante para o desenvolvimento da empresa. “Ter um evento que oferece a oportunidade de conversarmos pessoalmente com financiadores é um grande diferencial. Eles vêem aqui comprometidos em nos dar uma atenção especial, dispostos também a atender nossa demanda individual. E isso, para nós que estamos buscando alavancar nossos negócios, é muito vantajoso.” Avalia Petherson.

Marcelo Pepe, do Instituto Relacione, frisou também a interatividade entre colegas do ramo. “Às vezes, nós empresários, trabalhamos tanto que não conseguimos tempo para trocar ideias e experiências. O network promovido em encontros como este é uma excelente oportunidade para que passemos a compartilhar informações.” Disse o empresário.

Um novo Café Empresarial está previsto para acontecer ainda no 1º semestre de 2011.

A ideia de Pepe foi partilhada por Thiago Goller, diretor de Marketing da Campe. “O Café é uma oportunidade única de promover a integração entre empresas, empreendedores, pesquisadores, etc. A Campe visa essa promoção de relacionamento e participar do evento foi muito proveitoso para nós.” Confessou Thiago.

Após o evento, representantes do Banco do Brasil continuaram nas instalações do Critt para atender as empresas que tiveram interesse em conhecer as linhas de créditos mais adequadas aos seus negócios.

Segundo Maria do Socorro, responsável pela Incubadora de Base Tecnológica do Centro, novos Cafés Empresariais estarão na agenda de eventos do Critt em 2011.