Fechar menu lateral

Empresas incubadas no Critt iniciam 2011 com novidades

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), por meio da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) tem o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma empresa e desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação, assim colaborando para o desenvolvimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas através do relacionamento com instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativa privada, além de oferecer um ambiente propício à inovação, bem como condições para o aprimoramento gerencial dos empreendimentos que abriga. Atualmente no Critt, as empresas incubadas desenvolvem diversos tipos de projetos, alguns ligados à tecnologia informacional, outros diretamente ao meio ambiente, mas todos sempre objetivando impactar a sociedade de forma positiva.

José Francisco Pinheiro e Alfredo Chaoubah - Sócios da Visual Field

A Visual Field, mais recente empresa incubada pelo Critt, impulsionada pelo Programa de Incentivo a Inovação (PII), apresenta alguns diferenciais no seu produto, principalmente no que tange a inovação e a busca por tecnologias ao alcance de toda a sociedade. O produto idealizado pelo professor Alfredo Chaoubah e pelo oftalmologista e pesquisador José Francisco Pinheiro está na fase inicial de desenvolvimento e testes. Relacionado ao mercado da oftalmologia, os sócios da empresa desenvolveram um aparelho para realizar exames de campo visual, utilizado para detecção de glaucoma e de doenças neurológicas.

Empregando uma tecnologia diferente do que já existe no mercado, o produto permite uma maior flexibilidade, possibilitando a inclusão de mais exames dentro de um mesmo aparelho, o que não ocorre com equipamentos que existem atualmente. Além disso, a Visual Field utiliza uma tecnologia nacional, tornando o aparelho mais acessível do que outros, já que a manutenção acontecerá de forma mais rápida e barata. O produto vem para o mercado como uma opção mais eficiente, pois, também permite a incorporação de novas tecnologias que surgirem, como a utilização de monitores 3D, por exemplo, diferente dos produtos já existentes.

Uma das maiores vantagens ressaltada por Alfredo Chaoubah é o fato de que “todas essas características apresentadas podem tornar o exame mais acessível para a população que não dispõe de acesso a ele devido ao preço do aparelho e, consequentemente, do exame. Fora isso, a inovação do equipamento oferece relatórios melhores do que os obtidos nos aparelhos convencionais, além de proporcionar mais conforto ao paciente durante o exame.” A nova tecnologia empregada pela Visual Field tende a apresentar um custo 80% menor do que o dos equipamentos importados.

A expectativa é que o produto entre no mercado no final desse ano ou começo de 2012.

Tiago Gouvêa, presidente da Aprimorar, em entrevista com a TV Panorama

A Aprimorar Desenvolvimento, empresa especializada em desenvolvimento de web, focada em integração e comunicação, foi recentemente uma das fontes de matéria realizada pela TV Panorama com o tema tecnologia, desenvolvimento e softwares e conteúdos para celulares e tablets. A empresa foi utilizada como exemplo de inovação na área de TI, dando destaque ao produto Integre.se, uma intranet que possibilita que todos os membros da equipe encontrem as informações necessárias para o seu trabalho sempre atualizadas de forma rápida, simples e dinâmica. Considerado um produto inovador e totalmente diferenciado na área, o sistema também ajuda a aumentar o índice de produtividade no ambiente corporativo, a reduzir custos operacionais (telefone, papel, equipamentos, técnicos), além de supervisionar a equipe, visualizar o andamento das solicitações e as datas programadas para conclusão das tarefas. Nesse início de 2011, a empresa fechou contrato com o IFET (IF Sudeste), grande instituição de ensino de Minas Gerais.

A INFOMOBI é uma empresa especializada em soluções de gestão com mobilidade, além de atuar no segmento de consultoria, desenvolvimento de sistemas e soluções para a internet. Alguns de seus produtos são:

– Consultoria em TI, auxiliando o cliente na análise de necessidades, instalação, migração e manutenção de sistemas, além de oferecer consultoria e auditoria em segurança dos sistemas implantados;

– Desenvolvimento de softwares, garantindo total integração do sistema de acordo com a necessidade do cliente, como módulos web, desktop e mobile de modo que seja possível facilitar e agilizar qualquer operação.

– Mobile Marketing, tecnologia sem fio para conexão e troca de arquivos e conteúdos entre dispositivos móveis;

– Desenvolvimento de Intranet e Websites.

A Sistema – Soluções em Geotecnologias é uma empresa voltada para o meio ambiente, especializada em cartografia digital, sensoriamento remoto e geoprocessamento. A empresa presta consultoria para a implantação de programas condicionantes para concessão de licença ambiental determinados pelo órgão regulador para o funcionamento da empresa, especializada em mapeamentos aplicados ao atendimento de condicionantes ambientais, às demandas de empreendimentos de energia elétrica e ao ordenamento territorial. Além disso, a Sistema auxilia no desenvolvimento de Projetos Ambientais e Licenciamento Ambiental.

A Renewall é uma empresa integradora de soluções com foco no mercado das distribuidoras de GasLP e constante preocupação em agregar novas tecnologias. Desenvolve e integra processos com o objetivo de proporcionar vantagem competitiva aos seus clientes por meio de processos que proporcionem economia, otimização e fidelização.

Incubadora de Base Tecnológica - IBT

Além de render mais, o Gás LP é de fácil transporte e armazenamento. Ele pode ser usado em contato direto com alimentos e artigos, tais como cerâmica fina, sem nenhum prejuízo à pureza e à qualidade desses produtos. Em churrasqueiras, ele evita a formação da incômoda fumaça e ainda deixa a carne mais saudável, já que o carvão, normalmente utilizado em churrascos, contém substâncias nocivas à saúde.

Para saber mais sobre todas as empresas incubadas no Critt ou como participar dos nossos processos de Pré-Incubação, acesse nossas notícias:  www.ufjf.br/critt/noticias