PII da UFJF apresenta estudo mercadológico dos projetos

Apresentação dos estudos mercadológicos dos 15 projetos contemplados no PII da UFJF, através da coordenação do Critt

No dia 12 de janeiro foi realizada uma apresentação dos estudos mercadológicos dos projetos do Segundo Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro foi com o propósito de apresentar esta etapa do Programa ao Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia, e aos demais coordenadores locais do PII: Fernanda Perobelli, Eduardo Gonçalves e Débora Marques. A apresentação foi realizada no auditório do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), durante toda a manhã, pelos bolsistas dos projetos – alunos da Universidade dos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção.

Os estudos mercadológicos das quinze tecnologias inovadoras apoiadas pelo PII da UFJF têm como objetivo desenvolver o plano tecnológico e a análise financeira de cada um dos projetos, que receberam do Programa o aporte financeiro de R$40.000. A próxima etapa é de finalização dos estudos para a conclusão, então, do plano de negócio estendido, que possibilitará o desenvolvimento do produto final e sua prototipagem. Como explica a coordenadora do PII na UFJF, Débora Marques, “a data prevista para a conclusão dos estudos é fevereiro deste ano, cumprindo o calendário de atividades do Programa, e a intenção é dar subsídios aos pesquisadores para que possam desenvolver suas tecnologias, com potencial aplicação no mercado, a fim de oportunizar transferências de tecnologias ou de gerar empresas (spin-off)”. Espera-se também que as tecnologias desenvolvidas e subsidiadas nesta segunda edição tenham o mesmo sucesso da primeira, resultando em benefícios para a sociedade e em novos conhecimentos para a comunidade acadêmica.

O Programa de Incentivo à Inovação da UFJF é um projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e o Sebrae-MG, sob a coordenação do Critt. O objetivo do PII é fomentar a cultura de inovação, convertendo o conhecimento em desenvolvimento, ampliando a rede de relacionamento da Universidade com a sociedade e o mercado, além de investigar e qualificar tecnologias inovadoras geradas nos laboratórios da UFJF.

Para outras informações sobre o Programa na Universidade pode-se entrar em contato com o Setor de Transferência de Tecnologia do Critt, através do telefone (32)2102-3435, ramal 224.