Fechar menu lateral

Critt fecha 2010 com balanço positivo e projeta um 2011 inovador

Completando 15 anos de serviços voltados para a comunidade acadêmica e em geral, na área de tecnologia, inovação e empreendedorismo, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) faz um balanço de suas realizações em 2010 e projeta avanços ainda maiores para o próximo ano.

Considerado referência nacional em inovação tecnológica e incubação de empresas, o Critt teve destaque especial no Processo de Incubação de Empresas, incubando quatro novos empreendimentos e graduando mais uma empresa. Além disso, a equipe de colaboradores da Incubadora recebeu novos treinamentos, capacitando-se ainda mais para a orientação e o acompanhamento dos empresários em seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação.

Segundo a responsável pelo Processo, Maria do Socorro Rocha, o objetivo é preparar as empresas para o mercado, apoiando-as no desenvolvimento de seus produtos, no relacionamento com os clientes e na busca de financiamentos e investidores. “Todo esse suporte reflete-se posteriormente em números. Comprovadamente, as empresas incubadas têm maior índice de sobrevivência que é de 80%, nos primeiros dois anos de atividades, Já os empreendimentos não incubados atingem a marca de 50%, no mesmo período”, explica Socorro.

 

 

Outro destaque é a Pré-Incubação. O processo foi implementado no Centro há apenas um ano e meio e, no entanto, já orientou cerca de 20 projetos inovadores na elaboração de plano de negócios e na identificação de sua viabilidade técnica e mercadológica. Um dos projetos, aprovado com louvor no processo, gerou uma nova empresa de base tecnológica. “A empresa, Maxxspot, teve um desenvolvimento tão consistente durante a Pré-Incubação que foi aprovada em seguida para o processo de Incubação”, diz o responsável pela Pré, Leonardo Frossard.

 

O PII (Programa de Incentivo à Inovação) foi outro destaque importante no Centro. O Programa visa incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos voltados a novas soluções e a ofertas tecnológicas. Assim como na sua 1ª edição, em 2007, o PII 2010 alcançou resultados satisfatórios: dos 15 projetos aprovados para participar da Competição Internacional ‘Idea to Product 2010’, seis foram da UFJF. Além disso, um dos projetos desenvolveu seu protótipo para produção e comercialização, constituído em empresa também aprovada para o processo de Incubação de Empresas. “Essa continuidade é o que propõe o Programa: transformar pesquisas desenvolvidas na Universidade e com aplicação mercadológica em benefícios para a sociedade”, completa a coordenadora do PII, Débora Marques.

 

Critt apoia o Prime na região

O Diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, durante apresentação do PRIME para empreendedores

 

O Critt apoiou também o Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME), criado pelo  Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenado pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos. A iniciativa teve o intuito de captar projetos inovadores para submissão no programa, cujo aporte financeiro foi de R$ 120 mil, não reembolsáveis, a cada empresa aprovada.  Como explica o Diretor do Centro, Luiz Carlos Tonelli, “dos 22 participantes e que receberam orientação do Critt, 21 foram contemplados, sendo que os projetos inscritos pelas empresas incubadas a aprovação foi de 100%. Um sucesso que nos deixou ainda mais fortes para ações futuras”.

Cumprindo sua missão de integrar comunidade e Universidade, o Critt realizou atividades como cursos, palestras e treinamentos para colaboradores, alunos, professores e empresários. Sendo o NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica da UFJF, ofereceu durante todo o ano apoio aos empreendimentos e projetos que passaram pela instituição, através da transmissão formal de novas tecnologias e da assessoria para proteção de inventos relativos à depósitos de patentes, licenciamentos e registros de marcas, designs, softwares e direitos autorais.       O Centro organizou em 2010 o primeiro SINPI – Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual, que teve excelente repercussão e resultados, com previsão de segunda edição para o próximo ano.

O ano foi marcante também com a participação do Critt em eventos nacionais e internacionais, como feiras, congressos, workshops e seminários. Eventos como a ‘INOVATEC – Feira de Inovação Tecnológica’, o ‘Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI)’, o ‘Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas’, o ‘III ENAPID – Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento’ e a participação na ‘Rede Mineira de Inovação (RMI)’ serviram para ampliar a rede de contatos e o envolvimento da instituição.    Entrega de presentes arrecadados com a Campanha Solidária de Natal do Critt em 2010. Todas as crianças da instituição receberam roupas, calçados e presentes de um padrinho da UFJF.

 

Campanha solidária de natal Critt 2010

Critt adotou crianças de uma instituição da cidade e entregou, com a ajuda de toda a UFJF, roupas, calçados e brinquedos a cada uma

 

Os projetos de responsabilidade social e voluntariado foram representativos e envolveram empresas incubadas, graduadas, juniores e unidades acadêmicas da UFJF. Através de suas Campanhas de Inverno e de Natal Solidário, ajudando famílias carentes da cidade e alcançando recordes na arrecadação de alimentos não perecíveis, brinquedos e materiais de higiene e limpeza, o Critt cumpre sua missão de instituição cidadã e promove a integração entre a Universidade e a Sociedade.

 

Para 2011, novas conquistas estão sendo planejadas com o intuito de levar o desenvolvimento tecnológico para toda a região. A implantação do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora promete contribuir para isso. Em fase de licitação para a elaboração dos projetos urbanísticos, de infraestrutura e licenciamento ambiental, o objetivo é dar início às obras. Outra proposta que pretende impulsionar a economia local é a Rodada de Negócios para empresários da cidade, além das visitas de investidores nacionais e internacionais.

O objetivo é sempre o de incentivar e apoiar o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias e buscando a proteção ao conhecimento, em prol da comunidade. Para tal o Critt consolida suas parcerias, como a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, SEBRAE, FIEMG, Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rede Mineira de Inovação, Rede Mineira de Propriedade Intelectual, Fapemig, CNPq, ADJFR, entre outros, focado em promover a excelência nas atividades e a melhoria contínua, marcas do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia.