Grande procura faz Critt oferecer novo curso em Estatística

Devido à grande procura, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) oferece novamente, no mês de dezembro, o curso de Estatística em Excel. A capacitação é uma excelente oportunidade para se desenvolver habilidades técnicas relacionadas ao programa, como também promover o intercâmbio de conhecimento entre professor e participantes.

O treinamento acontece no auditório do Critt, nos dias 6,7, 8, 14,15 e 16 de dezembro, das 18h às 22h, com um total de 24 horas de curso. O facilitador deste treinamento será o Prof. Antônio Beraldo, do Instituto de Ciências Exatas da UFJF. O investimento é de R$ 150,00, com material didático incluso. Acima de duas inscrições há um desconto de 10%.

Os interessados deverão entrar em contato com o setor de Recursos Humanos e Treinamento através do e-mail rh.critt@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102-3435 ramal, 218.

Confira abaixo a ementa completa:

Tópico Principal

Medidas Estatísticas:

Tendência Central e Dispersão

Medidas de Tendência Central: Média, Moda e Mediana em pequenos conjuntos. Cálculo e interpretação dos resultados.

Medidas de Dispersão em pequenos conjuntos: Variância, Desvio-padrão e coeficiente de variação. Cálculo e interpretação.

Medidas de Tendência Central e de Dispersão em grandes conjuntos: Frequências simples e relativas, Média, Moda e Mediana, Variância, Desvio padrão e Coeficiente de variação. Cálculo e interpretação dos resultados.

Medidas Estatísticas:

Posição, Assimetria e Curtose

Medidas em Grandes Conjuntos: Frequências acumuladas. Separatrizes.  Quartis e Percentis. Coeficientes de Assimetria e Curtose. Relação entre as medidas descritivas.

Distribuições VAD e VAC

Distribuições de VAD: Geométrica, Binomial, Pascal, Multinomial, Hipergeométrica, Poisson.

Distribuições de VAC: Uniforme, Contínua, Normal, Student.

Amostragem e Estimação (inferência de Parâmetros)

Cálculo do tamanho da amostra;

Cálculo de estimadores da Média, Proporções, Variância.

Testes Estatísticos Paramétricos e Não-Paramétricos

Testes da Média: t de Student e z (Normal)

Testes paramétrico das proporções

Testes não paramétricos: qui-quadrado de aderência e de dependência (tabelas de contingência)

Números-Índices

Modelos Lineares a Uma Variável

Números-índices: Monovariados e Bivariados (Laspeyres, Paasche e Fisher). Séries de números-índices, mudança de base e cálculo de séries derivadas.

Modelos a uma variável: análise de regressão. Cálculo dos parâmetros estimados.