Fechar menu lateral

Critt participa de eventos em BH e Brasília

O Critt participou do XII Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) realizado em Belo Horizonte – MG, nos dias 4 e 5 de novembro. O encontro contou com a participação do diretor do Critt, Professor Luiz Carlos Tonelli, da responsável pelo setor de Proteção ao Conhecimento, Albertina Souza, e da responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia, Débora Marques. Qualificado como Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Critt representou a Universidade durante o evento.

Com o objetivo de promover reflexões sobre a gestão da Propriedade Intelectual conduzida pelos NITs, o Encontro busca promover o fortalecimento de instrumentos jurídicos, políticas públicas e práticas de gestão da propriedade intelectual e da inovação em Minas Gerais.

Além de participar das discussões sobre os temas propostos, os representantes do Critt tiveram a oportunidade de interagir com procuradores de outras Universidades. “As reflexões que fizemos durante todo o Encontro foram muito proveitosas, pois, embora tenhamos uma legislação no NIT , precisamos repassá-las para a procuradoria das universidades. Por isso, trocar experiências sobre nosso trabalho e discutir o fortalecimento jurídico dos NITs foi muito interessante”, afirma Débora Marques.

Para o diretor do Critt, a presença de procuradores de diversas instituições foi fundamental para que os assuntos tratados tivessem um resultado final satisfatório e proveitoso às práticas dos Núcleos de Inovação Tecnológica. “A oportunidade das Instituições de Minas estarem presentes, trocando informações sobre seus sucessos e dificuldades, foi muito importante, pois, institucionalmente falando, pudemos apresentar o envolvimento do Critt com a comunidade, além de discutir sobre a Lei de Inovação”, comentou Tonelli.

 

 

O diretor do Critt Luiz Carlos Tonelli com as colaboradoras Débora Marques e Albertina Souza no evento em Brasília

 

Logo após este evento, o Critt participou também de um Workshop Nacional dos Núcleos de Inovação Tecnológica promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e apoiado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, o Fortec. O evento aconteceu em Brasília, nos dias 8 e 9 de novembro, reunindo os Núcleos de Inovação Tecnológica de todo o país.

Com o objetivo de compartilhar as boas práticas identificadas nos NITs e de promover uma maior aproximação e troca de experiências entre eles, o evento foi, segundo Débora Marques, “uma excelente oportunidade para observar as boas práticas de outros NITs que estão atuando em negociações e em transferência de tecnologia. Além disso, o debate sobre formulários que devemos preencher anualmente e enviar para o Ministério da Ciência e Tecnologia foi muito válido”, disse a responsável pelo Setor de Transferência de Tecnologia do Critt.

De acordo com Tonelli, “como foi um evento nacional, soubemos como estão os NITs de todo o Brasil e isso foi muito interessante para todos os participantes”, completa o Diretor do Critt.

O Fortec é um órgão de representação dos responsáveis nas Universidades e Institutos de Pesquisa pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia.

Outras informações podem ser verificadas junto ao Setor de Propriedade Intelectual do Critt, através do telefone (32) 2102-3435, ramal 222, ou no Setor de Transferência de Tecnologia, ramal 224.