Aberto novo edital de Pré-incubação para alunos e professores da UFJF

Estudantes e professores da UFJF que possuem uma ideia inovadora podem desenvolver seus projetos na Pré-Incubação do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora. O edital está aberto e os interessados podem se inscrever até 15 de dezembro.

O processo de pré-incubação tem a duração de seis meses e oferece aos seus participantes estrutura física, orientação aos projetos através de cursos de iniciação empresarial (como empreendedorismo, Plano de Marketing, Finanças), seminários e workshops, despertando assim o comportamento empreendedor dos participantes. A capacitação oferecida é voltada para o desenvolvimento dos planos de negócios de cada projeto. É necessário que os projetos possuam grau de inovação tecnológica e podem ser desenvolvidas ideias de produtos, processos ou serviços.  Rafhael Lopes, sócio da empresa Maxxspot – incubada no Critt, já passou pelo processo de Pré-Incubação e o recomenda. “Eu pude adquirir uma visão do que é o mercado, o que deve ser feito para elaborar um projeto e um plano de negócios. É importante essa passagem pela Pré-incubação, pois, ela direciona as pessoas que possuem boas idéias fazendo com que elas tornem-se um negócio viável”, diz.

O diretor do Critt, Luis Carlos Tonelli, acredita na interação UFJF/Critt para a promoção do empreendedorismo: “O processo de pré-incubação desperta o lado empreendedor de cada participante e contribui para a geração da inovação no Brasil. O conceito de inovação tecnológica está ligado à introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos ou melhorias significativas naqueles já existentes”, explica ele. Considera-se uma inovação tecnológica de produto/processo se ela tiver aplicada no mercado (inovação de produto) ou utilizada no processo de produção (inovação de processo).

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e a proposta de projeto, disponíveis no site do Critt.  Os documentos necessários devem ser entregues na recepção do Critt, no Campus Universitário até o dia 15 de dezembro.  O investimento da inscrição é R$30 (por projeto) e deverá ser depositada na conta corrente informada no Edital. Veja abaixo o cronograma do processo seletivo:

Lançamento do Edital

08 de novembro de 2010

Período de Inscrições: Entrega dos documentos para participação na seleção de projetos (recepção do CRITT, no Campus Universitário da UFJF)

De 16 de novembro de 2010 a 15 de dezembro de 2010

Processo Seletivo (Etapa Única – Entrevista e apresentação dos Projetos)

De 17 de janeiro de 2011 a 21 de janeiro de 2011

Publicação dos Projetos Selecionados – Site: www.ufjf.br/critt

24 de janeiro de 2011

Prazo para a interposição de recurso

De 25 de janeiro de 2011 a 28 de janeiro de 2011

Divulgação do resultado final do processo seletivo da Pré-incubação – Site: www.ufjf.br/critt

08 de fevereiro de 2011

Assinatura do Termo de Compromisso para os candidatos selecionados

Até o dia 24 de fevereiro de 2011

O processo de Pré-Incubação do Critt foi implantado em julho de 2009 com o objetivo de auxiliar professores e alunos da UFJF no desenvolvimento de planos de negócios e testar a viabilidade técnica, econômica e mercadológica dos projetos alocados.

Para conferir o edital clique aqui ou abra o menu “Downloads” na página inicial do site do Critt (www.ufjf.br/critt) . Outras informações pelo telefone: 2102-3435, ramal 213.