Fechar menu lateral

Empresa incubada no Critt inova em cursos de capacitações

Imagine trabalhar numa empresa que te oferece um tempo para você estudar dentro do horário de trabalho. Em Juiz de Fora essa empresa existe.

A Infomobi, empresa especializada em soluções de gestão com mobilidade, atualmente incubada no Critt, inova no aprendizado de sua equipe com incentivos a capacitações totalmente diferenciadas do mercado atual. Das 40 horas de trabalho semanal, cada funcionário tem 4 horas livre para buscar atualizações e troca de conhecimento. Toda sexta-feira, a equipe encerra as atividades às 12h e, em conjunto, começa a trocar ensinamentos.

Equipe da Infomobi reunida na sexta-feira de estudos.

Para o empresário Petherson Lacerda, mentor da ideia, o objetivo é fazer com que os funcionários busquem ampliar e trocar conhecimento de forma que haja crescimento pessoal e profissional dentro da própria empresa. “Sempre achei que oferecer um espaço dedicado ao estudo traria benefício, mas não tinha conhecimento de nenhuma empresa que fizesse isso na prática. Resolvi acreditar nessa proposta e propiciar o desenvolvimento de meus colaboradores. Até porque no caso específico da Infomobi, em que o seu mercado de atuação evolui muito rápido, é preciso estar se atualizando a cada dia. E muitas vezes, a necessidade de produção não deixa espaço para aprender coisas novas a todo o momento”, diz o empresário.

Segundo ele, a Infomobi, além das horas dedicadas para capacitação, custeia os cursos de certificações de cada funcionário. “Assumir esse investimento traz resultados muito positivos para a empresa, pois quanto mais certificados o funcionário tiver, melhor será a qualificação da nossa mão-de-obra”, analisa Petherson.

A proposta é bem aceita não só pelo idealizador. Todos os funcionários aprovam a ideia. Para Adriano Bueno, aprender com os colegas é uma excelente oportunidade. “Geralmente, as empresas gastam com treinamentos, mas dessa forma, não é preciso. E há toda a liberdade de tirar dúvidas com aquele colega que você trabalha, que domina algum assunto que você ainda precisa aperfeiçoar mais. O que eu aprendo com o outro, coloco em prática dentro da própria empresa.” Elogia Adriano

Há apenas dois meses na empresa, o estagiário João Celson disse ter usado esse fator como critério de escolha na hora de decidir se trocava um estágio por outro. “Estava numa empresa bem maior que a Infomobi, que tem destaque nacional e que oferecia um salário maior do que ganho atualmente, mas na hora que apareceu essa oportunidade não pensei duas vezes. No meu curso é difícil encontrar uma oportunidade de aprendizado como essa. Nem todos os meus colegas da faculdade terão a mesma oportunidade. Essa era a chance que eu precisava desde quando comecei o meu curso e isso me trará bons resultados. Gosto muito de sentar ao lado de pessoas mais experientes da equipe para tirar mais dúvidas”, confessa João, que está no 7º período de Sistema de Informação.

Até os mais experientes da equipe, que são os mais solicitados nas horas livres da sexta-feira, dizem-se satisfeitos com o método pioneiro da empresa. Para Paulo Neves, líder de desenvolvimento da Infomobi, que já trabalhou em São Paulo e no exterior, dividir conhecimento favorece o crescimento de pessoas. “Mesmo trabalhando em empresas bem maiores, não vi nada parecido. Trabalhei três anos em Lisboa, com consultoria em informática, e lá as empresas até oferecem treinamento, mas não dessa forma. Aqui na Infomobi, tendo esse tempo livre, a própria equipe se ajuda”.

O mesmo pensa Ricardo Schimid, que também já atuou em empresas de grande porte. “Já trabalhei em outros locais maiores, mas aqui tive o resultado que quis: ser reconhecido através da valorização do meu trabalho. Aprendemos muito trabalhando em equipe”, conta.

Para as próximas sextas-feiras, a equipe está montando um super aulão para se aperfeiçoar mais sobre a plataforma Linux. Logo depois, passarão a estudar para as provas de Certificação SCJP (Sun Certified Java Programmer).