Fechar menu lateral

UFJF faz balanço positivo da participação na Inovatec

 A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participou, pela quarta vez consecutiva, da Feira Internacional de Inovação Tecnológica – Inovatec, representada pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). O evento aconteceu de 05 a 08 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, com o objetivo de disseminar novos processos, produtos e serviços, promovendo um espaço propício ao diálogo em torno da cultura da inovação como um elemento estratégico para o desenvolvimento social e econômico do país, criando diferenciais no mercado nacional e internacional.

Projetos do PII expostos no estande da UFJF durante a Feira

Durante os quatro dias da Feira, a UFJF teve a oportunidade de apresentar seus projetos voltados ao incentivo da pesquisa de novas soluções e ofertas tecnológicas em benefício da sociedade, como o Programa de Incentivo à Inovação (PII). A colaboradora do Critt e coordenadora do PII na Universidade, Débora Marques, levou ao evento quatro tecnologias desenvolvidas no Programa: “Detecção Automática de Defeitos de Pavimentos”, do Professor Edgar Ricardo Pereira; “Novos Vidros Híbridos Orgânicos-Inorgânicos”, do Professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira; “Tacômetro e Referência de Fase a Laser”, do Professor Virgílio de Carvalho; e o protótipo “Reator Eletrônico de Baixo Custo”, do Professor Henrique Braga.  “Disponibilizamos para os visitantes os portifólios destas tecnologias, seus diferenciais, como também suas respectivas aplicações. Desta forma, pudemos divulgar algumas das tecnologias desenvolvidas pela UFJF, além de aumentar a credibilidade da instituição através do trabalho de pesquisa que realiza”, diz Débora. 

Outra representação significativa da UFJF foi a presença da Incubadora de Base Tecnológica do Critt que, como explica sua responsável, Maria do Socorro Rocha, possibilitou aos empresários incubados apresentar e conhecer novas tecnologias, numa troca positiva de informações com outros empresários, órgãos de financiamento e de fomento. “A Inovatec tem como característica principal o intercâmbio entre empresas, comunidade acadêmica, instituições de ciência e tecnologia, pesquisadores e governo, o que estimula o diálogo em torno da inovação, potencializando a competitividade brasileira e criando oportunidades para o desenvolvimento de parcerias globais”.

Empresários incubados no Critt apresentaram seus produtos inovadores

As empresas incubadas no Critt que participaram da Feira – Aprimorar Desenvolvimento, Maxxspot e Sistema Soluções em Geotecnologias – destacaram a oportunidade de fazer novos negócios como o ponto forte da Feira: “O evento foi muito bom para expandirmos nossa rede de contatos e, através da visitação de profissionais e empresas ao evento, pudemos divulgar nossos produtos e alavancar o início da comercialização, em específico, de uma de nossas ferramentas”, comenta o proprietário da empresa Aprimorar, Thiago Gouvêa. “Conhecimento é outra palavra que pode resumir o evento. A programação heterogênea, com workshops, cursos e palestras, incentivou a realização de network entre os mais diversos segmentos que trabalham com a inovação e a tecnologia, ampliando nossas possibilidades de atuação”, completa Tide Soares Leme, sócio da empresa Maxxspot.

Paulo Nepomuceno (à direita) foi eleito Presidente da Rede Mineira de Inovação.

O projeto de implantação do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e região também foi apresentado durante a Inovatec. O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Professor Paulo Augusto Nepomuceno Garcia, interagiu com parceiros sobre o andamento do projeto. Além disso, o Secretário participou da reunião ordinária da Rede Mineira de Inovação (RMI), que reuniu seus associados (atualmente 24 incubadoras de empresas e dois parques tecnológicos) com o intuito de eleger a nova diretoria e conselho fiscal. O encontro, realizado durante a Feira, representou uma grande conquista para a UFJF: a eleição do Prof. Paulo Nepomuceno, para presidente da RMI.  “É uma honra ter sido eleito. Pela primeira vez, a Universidade tem um representante na diretoria da Rede, cujo papel primordial é articular e promover o desenvolvimento de Minas através da área de inovação e tecnologia. Pretendo ampliar e incluir todos os atores nessa área, para trabalharmos cada vez mais a cultura da inovação e do empreendedorismo”, diz Paulo. 

O evento reuniu ainda os membros da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), que apóia as instituições científicas e tecnológicas na área de propriedade intelectual e de gestão da inovação no Estado. A reunião teve como objetivo criar oportunidades de prospecção de produtos de inovação, através de P&D (pesquisa e desenvolvimento), nas áreas de energia, petróleo e gás. “A RMPI, como uma associação sem fins lucrativos, apóia a troca salutar de experiências entre os seus membros, além de divulgar e incentivar a política de proteção da Propriedade Intelectual e de transferência de tecnologia. Nesse encontro, durante a Feira, discutimos a relação do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) e NIC (Núcleo de Inteligência Competitiva) junto ao setor industrial”, explica o Diretor do Critt, Professor Luiz Carlos Tonelli, que representou a UFJF.

A Inovatec consolidou-se como a maior feira do ano em inovação tecnológica no Brasil e, para o próximo ano, ganha um novo nome: Fintec – Feira de Inovação, Negócios e Tecnologia.

 

Projeto Empreendedor é premiado durante Inovatec

Grupo Odontotec-in, da UFJF, conquistou o 3º lugar no júri popular do Prêmio Empreendedor

A 6ª edição da Feira de Inovação e Tecnologia – Inovatec – foi escolhida para a realização da final do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação, desenvolvido por meio de EMBATEs (Empreendedorismo de Base Tecnológica). A cerimônia de premiação do melhor Plano de Inovação aconteceu no auditório do Expominas, no penúltimo dia do evento (7), num clima de muita alegria e expectativa.

Numa iniciativa do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), o Programa teve várias etapas, realizadas nas 13 universidades públicas de Minas Gerais, de abril a setembro deste ano. Neste período, 260 alunos de mestrado e doutorado foram contemplados, gerando um total de 54 planos. Destes, 13 foram escolhidos, através de votação no site do SIMI, para participar da Feira expondo seus projetos e concorrendo a prêmios através de júri popular.

O Plano desenvolvido pelo grupo de alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), grupo Odontotec-in, conquistou o 3º lugar no júri popular com a proposta da “Caneta de alta rotação silenciosa”. O projeto foi considerado um dos destaques em originalidade e viabilidade mercadológica do Programa. Porém, o 1° lugar do Concurso por Júri Popular ficou com o Plano de Inovação Alghe, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que propõe a “Utilização de um biorreator de microalgas na fixação de CO2, com aproveitamento da biomassa”.

Já o Júri Técnico elegeu o Plano de Inovação Magnano, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que propõe a aplicação da nanotecnologia magnética na indústria de combustíveis. Os criadores do Plano receberam como prêmio uma viagem para o Centro de Iinovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Arizona – SkySong, em companhia dos orientadores. O segundo lugar por Júri Técnico ficou com a equipe da Ufla, cujo Plano de Inovação propõe a transformação da glicerina residual do biodiesel em produtos com valor agregado.

Os participantes do Plano classificado em 2º lugar pelo Júri Técnico e a equipe escolhida em 1º lugar pelo Júri Popular ganharam um netbook, oferecido pela Fiat, patrocinadora do programa.

A cerimônia de premiação contou com a presença de cerca de 350 pessoas, entre elas Alberto Portugal e Evaldo Vilela (Sectes-MG), Mário Neto Borges e José Policarpo (FAPEMIG), Paulo Matos (Fiat), John Mitchell (SkySong) e Luis Otávio Siqueira (FIR Capital e CSEM Brasil), Paulo Adriano Borges (Sistema Mineiro de Inovação – Simi), Paulo Renato Cabral (Inventta) e da equipe executora do Programa formada por profissionais do Simi e da Inventta.

Outras informações pelo telefone (32)2102-3435 – ramal 204.