Fechar menu lateral

Projeto da UFJF concorre na final do Programa Mineiro de Empreendedorismo

Equipe que criou a caneta odontológica silenciosa reunida na feira Inovatec

Acontece nesta quinta-feira, 7, dentro da Inovatec – Feira de Inovação Tecnológica, em Belo Horizonte, o embate final que vai eleger o melhor projeto do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. A UFJF está representada na disputa com o projeto da “caneta odontológica de alta rotação silenciosa”, da equipe Odontech-in, formada por estudantes de mestrado e doutorado de Química, Saúde Coletiva, Genética, Biotecnologia, Biologia Celular e Ecologia.

A inovação teve como objetivo minimizar o pânico que a maioria das pessoas tem do dentista, principalmente as crianças. De acordo com as pesquisas do grupo, um dos fatores que mais contribui para afastar pacientes de um tratamento dentário é o ruído gerado pela caneta odontológica, a famosa broca de dentista.

O programa é uma realização da Secretaria de Estado, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), em parceria com o Instituto Inovação e tem como objetivo incentivar os conceitos de empreendedorismo entre os mestrandos e doutorandos das Universidades, além de contribuir para a transformação das pesquisas científicas em tecnologias. Treze instituições concorrem nesta última etapa. A votação é composta de um júri popular e de um júri oficial formado por pesquisadores e professores.

 

Critt representa a UFJF na Inovatec

Representantes do Critt e da UFJF no evento

Os representantes do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF estão presentes na sexta edição da Inovatec levando projetos da Universidade e das empresas Aprimorar, Maxxspot e Sistema incubadas pelo Critt.

Na solenidade de abertura da Feira foi assinado o termo de compromisso entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o intuito de incentivar a inovação para o desenvolvimento das indústrias de Minas Gerais e do Brasil. Durante a solenidade, também foram entregues o prêmio anual de divulgação científica e tecnológica “Francisco de Assis Magalhães Gomes” e o prêmio de pesquisa básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, entre elas o cônsul geral dos Estados Unidos, país âncora da Inovatec, Dennis W. Hearne e do adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, Serge Borg.

O estande Critt recebeu visitas importantes na última quarta-feira, 6, entre elas o professor da Universidade Federal de Viçosa, Cláudio Furtado, que conversou com o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Paulo Nepomuceno, sobre a implantação do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região. E do representante da Incubadora de Base Tecnológica de Ouro Preto (Incultec), Luiz Ponciano, que trocou informações com a responsável pela Incubadora de Base Tecnológica e Design da UFJF, Maria do Socorro Rocha.

No último dia da Inovatec, nesta sexta-feira, dia 8, será realizada a eleição para a presidência da Rede Mineira de Inovação. O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Nepomuceno, é candidato e hoje apresenta seus projetos para a candidatura.