Fechar menu lateral

Pré-Incubação encerra trabalhos do semestre

No dia 29 de setembro, o Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) encerrou oficialmente a sua segunda edição do processo de Pré-Incubação, iniciado em março deste ano. O evento aconteceu no Auditório do Centro, com a entrega de certificados à Zelt Digital, a NAaTA Tecnologia em Saúde e a ESC Consultoria Técnica em Engenharia de Produção que concluíram seus projetos pré-incubados.

O empresário Gerson Cancino Júnior, o diretor Luiz Carlos Tonelli e o responsável pela Pré-Incubação, Leornardo Frossard.

 Segundo o responsável pela Pré-Incubação, Leonardo Frossard, os planos desenvolvidos neste período receberam orientação e acompanhamento constantes durante todo o processo: “Os pré-incubados participaram de diversos treinamentos e cursos de capacitação, para que pudessem elaborar melhor o seu Plano de Negócios. À medida que os projetos eram desenvolvidos, a equipe da Pré apoiava os pré-incubados para a aplicação da teoria aprendida, o que considero ter sido de grande ajuda para o sucesso dos projetos,” disse ele.

Para os pré-incubados Wendell Moreira e Filipi de Filippo, do projeto Zelt, este período os “ajudou a melhorar a visão empreendedora e possibilitou maior entendimento sobre o mercado. Já para Alexandre Villas-Boas e Natália Barros, do projeto NAaTA, a “Pré-Incubação trouxe maturidade ao negócio desenvolvido, ensinando desde como entender o mercado, até a parte de finanças e logística.” A NAata, inclusive, pretende tentar o processo seletivo para ingressar na Incubadora de Base Tecnológica e Design do Critt e assim, constituir sua empresa com base em seu produto inovador.

Segundo o diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, a experiência adquirida com a pré-incubação será de grande importância para que os projetos se consolidem em negócios. “Na Pré-Incubação pôde-se perceber o grande potencial empreendedor dos projetos. Agora, é necessário que os participantes continuem a aprimorar seus conhecimentos e conhecer cada vez mais o mercado no qual pretendem atuar. Para isso, o Critt continua de portas abertas, pronto a oferecer o apoio que esses projetos precisem”, explicou Tonelli. 

Equipe da Pré-Incubação e os participantes que concluíram seus projetos.

O encerramento contou com a apresentação do case da empresa Renewal, incubada no Critt desde 2005. O empresário Gerson Cancino Júnior relembrou o seu início, apresentando como nasceu o seu projeto e toda a sua trajetória até o produto final, que já está sendo negociado com uma grande empresa para ser comercializado em escala nacional. O empresário deu dicas importantes sobre a “aventura de empreender” e administrar seu próprio negócio. “É muito importante que o empreendedor tenha paciência, disciplina e persistência. É preciso também ter consciência dos riscos. Cada negócio tem sua especificidade, que demanda processos diferentes e, muitas vezes, imprevisíveis. Além disso, para obter sucesso, é fundamental conhecer o seu mercado de atuação, o que deve ser feito, por exemplo, através de pesquisas de mercado”. O empresário Gerson destacou o apoio do Critt no seu projeto e recomendou a todos que aproveitem ao máximo as oportunidades que o Centro oferece.