Fechar menu lateral

Critt faz balanço da participação em evento nacional

 

Da esquerda para a direita, segunda fileira, representantes do Critt durante evento da Anprotec: Leonardo Frossard, Débora Marques, Pedro Kopschitz, Luiz Carlos Tonelli e Socorro Rocha

 

O “XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas”, realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), teve um resultado bastante positivo, segundo os colaboradores do Critt que participaram do evento. Realizado do dia 20 a 24 de setembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o evento reuniu instituições de todo o país para palestras, mini-cursos e apresentação de artigos com o objetivo de debater o empreendedorismo inovador como forma de acelerar o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Dos 38 artigos científicos selecionados, dentre os 300 inscritos, o Critt apresentou dois: “A Pré-incubação e o Ensino a Distância como ferramentas para fomentar a inovação e o empreendedorismo” – escrito pelos colaboradores Débora Marques, responsável pelo Setor de Transferência de Tecnologia, e Leonardo Frossard, responsável pelo Setor da Pré-Incubação – e o artigo “Instrumentos de Apoio Financeiro para Parques Tecnológicos: experiência de Minas Gerais” – escrito por Inaiara Coser, bolsista na Incubadora do Centro.

A Incubadora de Base Tecnológica e Design do Critt também marcou presença no workshop relacionado ao Cerne – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, representada por sua responsável, Socorro Rocha. Com o tema “Cerne: exemplos e dicas”, foram debatidas práticas que deverão ser adotadas por todas as incubadoras brasileiras. O objetivo do Cerne é manter um padrão internacional de qualidade da incubadoras, diminuindo ainda mais o índice de mortalidade das empresas incubadas.

Socorro explica que “atualmente, das 23 incubadoras do estado de Minas Gerais, somente duas apresentam o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado na norma NBR ISO 9001, garantindo excelência nos serviços oferecidos. O Critt é uma delas. Isso, sem dúvida, vai facilitar a adequação da nossa Incubadora ao Cerne. Além disso, em todos os eventos que participamos, percebemos o respeito à nossa instituição, considerada uma referência em Minas”, diz ela.

O diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, ressalta a importância e também a responsabilidade que o Centro tem diante desta classificação de ser uma referência. “Nossa missão é integrar cada vez mais a Universidade Federal de Juiz de Fora com a Sociedade, através da gestão do conhecimento e de soluções inovadoras. Ter dois artigos aprovados e apresentados na Anprotec, um evento nacional, é um exemplo do nosso comprometimento em manter a qualidade dos nossos serviços, promovendo melhorias e aprimoramentos constantes”.

Débora Marques, responsável por um dos artigos, completa sobre o destaque do Centro no Seminário: “Durante a nossa apresentação, cerca de 100 pessoas estavam presentes, demonstrando interesse em nossa experiência. Eu e Leonardo pudemos mostrar com nosso artigo como a Pré-Incubação pode ser adaptada ao Ensino à Distância, através de teorias e metodologias estudadas por nós, além do atual direcionamento do Critt para as práticas de incentivo ao empreendedorismo e à inovação.”, diz.