Representante do Critt participa do III ENAPID

A secretária executiva da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e responsável pelo setor de Proteção ao Conhecimento do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Albertina dos Santos Souza, esteve presente na 3ª edição do ENAPID – Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de setembro.

Com mais de 300 inscrições, o principal objetivo do evento em 2010 foi discutir o tema “A Propriedade Intelectual como instrumento econômico.” Durante a abertura, Araken Lima, Coordenador da Academia de Propriedade Intelectual (PI) e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), lembrou que o crescimento do tema da PI se deve, em grande parte, a sua interface com diversas áreas de conhecimento.

Organizado pela Equipe do Mestrado de Propriedade Intelectual do INPI, o ENAPID contou também com participações internacionais como a do palestrante Alan Porter, da Georgia Tech, dos Estados Unidos. Segundo Albertina, os novos aprendizados adquiridos no ENAPID serão repassados para o dia a dia do Critt. “Fui em todas as edições do encontro e sempre volto de lá com dúvidas sanadas e novos conhecimentos adquiridos. Todo o aprendizado será repassado e aplicado aos trabalhos da instituição.” Comentou a secretária executiva.

Ainda foram abordados assuntos como a propriedade intelectual e as relações internacionais, desafios do desenvolvimento tecnológico e inovativo no setor farmacêutico, gestão da PI no desenvolvimento de plantas transgênicas, propriedade intelectual aplicada ao desenvolvimento científico e tecnológico e a propriedade intelectual e os conhecimentos tradicionais.