Fechar menu lateral

Empresas Incubadas no Critt preparam-se para a INOVATEC

O Critt prepara-se para participar com um estande na 6ª Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), que acontecerá do dia 5 a 8 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. O Centro apresentará produtos inovadores de três empresas da sua Incubadora de Base Tecnológica, além dos serviços oferecidos na área de Proteção ao Conhecimento e de Transferência de Tecnologia, e projetos de pesquisa do Programa de Incentivo à Inovação na (PII) da UFJF.

As empresas incubadas que participarão são: a Aprimorar, empresa de softwares focada no ambiente Web, que levará seu gerenciador de conteúdo para sites, blogs e portais da internet; A Maxxspot, que também trabalha com softwares e internet, que apresentará seu controle de acesso à rede sem fios e comunicação de voz sobre IP; E a empresa Sistema, que oferece os serviços de cartografia digital, sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Um dos projetos do PII que será apresentado na Feira é o “sistema eletrônico” que reduz o custo para acender uma série de lâmpadas fluorescentes utilizando somente um reator. A inovação, do engenheiro eletricista, professor e pesquisador Henrique Antônio Carvalho Braga, além de consumir menos energia elétrica e iluminar mais, possibilita às lâmpadas incandescentes durar até 10 vezes mais.

A Inovatec tem como objetivo proporcionar um ambiente que estimula o diálogo em torno da inovação visando disseminar uma cultura que acelere o processo de desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e gerenciais em benefício da sociedade. Além disso, o evento busca criar oportunidades para o desenvolvimento de parcerias globais promovendo a integração entre empresas, instituições de ciência e tecnologia (ICT), pesquisadores e governo para o intercâmbio de novas tecnologias, processos, produtos e serviços inovadores.

A Feira tem esse ano os Estados Unidos da América como país âncora e possui dois temas centrais: Energia Limpa e Copa 2014. No primeiro, a Inovatec irá promover um debate com foco em tecnologia e negócios voltados para as fontes energéticas eólica, solar, biomassa e hidráulica. Já no segundo, o objetivo é levantar discussões acerca das oportunidades que as empresas, ICT e pesquisadores terão ao desenvolver produtos, processos e serviços inovadores demandados para a Copa 2014.