Fechar menu lateral

Representantes do Critt participam de missão internacional

Através de uma missão internacional, 11 instituições de Minas Gerais visitaram centros de apoio técnico e gerencial às micro e pequenas empresas nascentes dos Estados Unidos. O objetivo foi conhecer essas instituições e trocar experiências sobre as práticas desenvolvidas, trazendo os casos de sucesso para aplicação em Minas Gerais. O Critt participou da missão, representado pelo Diretor Luiz Carlos Tonelli e pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia. A missão norte-americana foi realizada entre os dias 23 e 27 de agosto, promovida pela Rede Mineira de Inovação (RMI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG).

Segundo Luiz Carlos Tonelli, a viagem foi uma excelente oportunidade para conhecer os diferenciais nos processos internos dos centros tecnológicos dos Estados Unidos, aprender com as experiências bem sucedidas e trazer para a realidade mineira, em particular para a Incubadora de Base Tecnológica e de Design do Critt, os exemplos positivos. Além disso, Tonelli explica que “a missão possibilitou discutir possíveis ações de cooperação, como intercâmbio de empresas incubadas e benchmarking”.

Participantes da Missão aos EUA em reunião com o Governador de Austin, no Texas.

Os representantes das incubadoras mineiras participaram de reuniões com dirigentes de incubadoras norte-americanas, como a First Flight Venture Center, na Carolina do Norte, e o IC² Institute, um centro estratégico de comercialização de tecnologia ligado à Universidade de Austin, no estado do Texas, onde funciona a Austin Technology Incubator, uma das maiores incubadoras de negócios do mundo.

Na Carolina do Norte, os integrantes da Missão participaram também de uma reunião com o presidente do Research Triangle Park (RTP), o maior e mais antigo parque tecnológico em operação contínua nos Estados Unidos. O RTP abriga 170 empresas que, juntas, empregam cerca de 42 mil pesquisadores e 10 mil funcionários, uma das maiores concentrações de trabalhadores de alta tecnologia no país. Paulo Augusto Nepomuceno, que coordena os trabalhos de implantação do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e região,

No Texas, os pesquisadores brasileiros visitaram ainda o Emerging Technology Fund, que há cinco anos destina recursos para a geração de empresas. O diretor regional da instituição, Steven Anderson, explicou aos visitantes que o Texas é hoje o estado que mais investe em capital de risco no país. Outra informação relevante é que esses investimentos incluem a busca de ideias e de talentos pelo mundo, o que reforça possibilidade de troca e cooperação entre os dois países. Antes de retornar ao Brasil, o grupo viajou para a cidade de Houston para conhecer a Rice University e o Houston Technology Center (HTV).