Projetos da UFJF participam de feira internacional

Seis projetos do Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Universidade Federal de Juiz de Fora irão participar, entre os dias 2 e 4 de setembro, da edição 2010 do Idea To Product Latina America 2010, competição internacional que inspira o espírito inovador de estudantes de todos os países latino-americanos. A UFJF será a instituição com maior número de tecnologias inscritas no concurso, que contará com 15 participantes ao todo nessa edição.

Através do Idea To Product Latina America, fundado na Universidade do Texas, os participantes do concurso desenvolvem um plano de comercialização da tecnologia criada para confirmar a validade e potencial de mercado do produto desenvolvido. Em 2010, o evento receberá um representante de cada uma das escolas mais importantes de todos os 33 países das Américas. A equipe vencedora será automaticamente convidada a participar no Idea-a-Product Global, nos Estados Unidos, com os vencedores de outras competições locais.

E essa não é a primeira vez que a UFJF participa do evento. Em 2008, o “Kit Estéril”, projeto do mastologista e aluno de Doutorado Geraldo Sérgio Vitral e da Profa. Nádia Raposo, da Faculdade de Farmácia da UFJF conquistou o 1º lugar no Austin Techonogy Incubator Challenge e o 2º lugar no Ted Roden Champioship, etapas do Idea-a-Product Global competindo com participantes de 18 Universidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Irlanda, Brasil, Portugal, Colômbia e Espanha.

O sistema desenvolvido no projeto Kit Estéril propôs uma revolução no diagnóstico do câncer de mama. A tecnologia foi desenvolvida visando a melhoria na qualidade de vida de milhares de mulheres em todo o mundo. Feito à base de um tipo de silicone, contém 100% de precisão evitando muitas mutilações decorrentes de cirurgias para retirada de nódulos ou remoção das mamas por conta do avanço do câncer.

Para Débora Marques, secretária executiva e responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, o número de projetos participantes no concurso demonstra o potencial da Universidade em desenvolver tecnologias inovadoras e que contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico de Juiz de Fora, região e também do país: “Ter seis, entre as quinze tecnologias selecionadas para o Idea To Product Latina America, mostra os benefícios oferecidos pelo PII. Esses projetos comprovam que, além do ensino, a UFJF está muito bem qualificada nas áreas de pesquisa e inovação”.

Os seis projetos juizforanos participantes do Idea To Product Latina America 2010 são: Mineirinho Veloz, Sistema de Ar Condicionado Ecológico, Projetos Agregados Graúdos, Biofísica e Inovação, Laboratório de Análise de Glicoconjugados e Avaliação da Eficácia Terapêutica de Análogos da Talidomida e Toxidade Pré-Clínica.

Mais informações da competição pelo site: www.ideatoproductla.org