Fechar menu lateral

Duas novas empresas iniciam processo de incubação no Critt

Em agosto, o Critt incubou duas novas empresas na Incubadora de Base Tecnológica e Design: a Sistema, empresa de soluções em geotecnologias, e a Maxxspot, empresa de serviços de informática. As duas empresas já iniciaram seus trabalhos e se preparam para participar da sua primeira feira de inovação e tecnologia junto ao Centro e à UFJF.

Sobre a Sistema:

A empresa Sistema oferece apoio à decisão aos processos de licenciamento ambiental; ao atendimento de condicionantes ambientais; aos segmentos de energia renovável, às iniciativas de planejamento espacial de esfera governamental e às propostas de geomarketing. Atualmente, uma das principais carências na parte do licenciamento ambiental é a qualidade dos serviços e clareza nos estudos que são feitos. Os mapas desenvolvidos através das geotecnologias têm obtido grande aceitação dentro dos órgãos ambientais e agilidade durante o processo.

Robson Miliane, Liliane Rinco, Taiana Evangelista e Leonardo Cintra, da empresa Sistema.

A Sistema surgiu em 2001, ainda com outro nome, quando os sócio-fundadores eram estudantes do curso de Geografia e desejavam abrir uma empresa Junior e começar um empreendimento de consultoria ambiental. Em meados de 2009, decidiram reabrir a empresa. Atualmente, ela possui uma estrutura diferente da anterior e mudou o seu objetivo: hoje, trabalha com a aplicação de geotecnologias no processo de licenciamento ambiental, o que torna o trabalho mais eficiente, com respostas mais efetivas, diferenciando-a no mercado. “Trabalhando com a geoinformação, agrega-se muito mais valor à produção de mapas, que passam a ter mais informações e maior qualidade, permitindo assim uma análise espacial do local”, explica Leonardo Cintra, sócio da empresa.

Um grande diferencial da Sistema é a utilização de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) – “Open Source”, que são softwares de análise espacial gratuitos, compatíveis aos melhores SIGs Comerciais. Um deles, o System for Automated Geoscientific Analyses, desenvolvido na Alemanha, permite e facilita a representação, análise e gestão dos fenômenos espaciais. Assim, consegue-se baratear o custo dos projetos. A empresa trabalha com empreendimentos que demandam licenciamento ambiental e empresas de consultoria ambiental que não trabalham com a parte de geotecnologia, mas seu foco são usinas hidrelétricas de pequeno porte.

Para Liliane Rinco, sócia da empresa Sistema, a incubação no Critt será essencial para o sucesso de seu empreendimento. “O que esperamos é colocar a empresa no mercado, fortalcer nossa estrutura e assim conseguir nossa sustentabilidade quanto negócio. Além disso, encontramos no Critt um amparo para suprir a demanda de conhecimento administrativo que até então não possuíamos. Temos aprendido como montar estruturalmente uma empresa e temos tido suporte no desenvolvimento empresarial. Não adiantaria termos o nosso produto, se não soubéssemos como administrá-lo. Desta forma, o Centro representa a possibilidade do nosso crescimento da sustentabilidade enquanto empresa, por isso optamos participar do Processo Seletivo. Quando conhecemos a estrutura do Critt, decidimos que era aquilo que queríamos. No início, nos assustamos um pouco com a formatação do plano de negócios, pois até então nunca havíamos elaborado algo parecido. À medida que fomos preenchendo-o, ele foi direcionando as nossas atividades. Uma das coisas que mais clareou nossa mente foi o curso de Iniciação Empresarial que foi oferecido, ajudando a sanar várias dúvidas, mostrando o que era necessário ter no plano”, diz.

Sobre a Maxxspot :

A empresa Maxxspot fornece serviços voltados para tecnologia na Web, tendo dois produtos principais que são: o controle de acesso à internet wi-fi e a discagem de telefone via internet, a telefonia Voip.

Rafael Lopes de Almeida e Tide Soares P. Leme, sócios da Maxxspot

Para os sócios Rafael Lopes de Almeida e Tide Soares Paes Leme, montar uma empresa era ao mesmo tempo um sonho e um desafio e foi no Critt que surgiu a oportunidade e o apoio que eles precisavam para criar a Maxxspot, a partir do participação deles no processo de Pré-incubação do Centro. Os dois jovens empreendedores, ainda estudantes de engenharia, enxergaram na Pré-Incubação a oportunidade que precisavam para desenvolver seu projeto, alavancar e formalizar a empresa que até então, estava apenas em seus planos, e subir mais um degrau conseguindo a aprovação de seu Plano de Negócios na Incubadora.

Baseando-se em pesquisas na internet, encontraram a demanda para seus produtos, que oferecem soluções inovadoras, com custos mais viáveis e melhores qualidade e desempenho. “Nenhum programa é capaz de controlar o acesso à internet sem fio de um notebook em uma lanhouse, por exemplo, assim como com a telefonia Voip vamos oferecer não só uma ligação mais barata, mas várias outras ferramentas compõem a inovação do nosso produto”, afirma Rafael.

Os produtos oferecidos pela Maxxspot são tanto para pessoas físicas quanto para empresas, e segundo Tide, eles pretendem alcançar um mercado nacional, com a intenção de estender esse alcance para nível mundial. “Tivemos que fazer prospecção de mercado, quantificação de vendas e estudar fornecedores. Tudo isso para o plano de negócios, o que hoje facilitou muito para a nossa análise de mercado”, explica ele.

Para os sócios Rafael e Tide, a vontade de ter uma empresa começou antes mesmo da Pré-Incubação no Critt, quando pensavam em trabalhar com Tecnologia da Informação. “Estávamos só estudando, sem um emprego fixo, e queríamos muito fazer algo novo acontecer… Precisávamos de uma nova atitude na nossa vida, de modo que ela começasse a andar financeiramente. E com o processo de Pré-Incubação e pesquisa de mercado chegamos aos dois produtos principais, os quais trabalhamos hoje na Incubação”, diz Tide.

Além disso, conforme explica Rafael, o grande diferencial de estarem na Incubadora é todo o suporte de gestão que ela oferece: “Fazer uma empresa da forma certa tendo todo o apoio necessário, além de ter o nome da UFJF e do Critt fortalecendo a nossa marca, dá credibilidade ao nosso negócio, o que é fundamental para o sucesso e reconhecimento que buscamos.”