Fechar menu lateral

Critt é estudo de caso em trabalho de conclusão de curso

A graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Gabriela Pace, elaborou seu trabalho de conclusão de curso com o tema “O Processo da Estratégia em Empresas de Base Tecnológica: um estudo de caso no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFJF”. O objetivo de seu trabalho foi estudar e compreender a formação da estratégia empresarial a partir de algumas escolas de pensamento estratégico. Como forma de entender o processo de aprendizado dos empreendedores e as fases pelas quais passam as organizações a partir do início do processo de incubação, o estudo de caso no Critt complementou o trabalho, orientado pelo professor Ricardo Rodrigues Silveira de Mendonça. 

Leonardo, responsável pela Pré-Incubação, Gabriela e Prof. Tonelli, diretor do Critt

“Esse tema foi escolhido porque eu queria entender o pensamento dos empreendedores e o motivo deles escolheram o processo de pré-incubação para desenvolverem o seu plano de negócios e o seu perfil empreendedor. Pude também compreender a percepção que os empresários Pré-Incubados e Incubados possuem do Critt. O trabalho me proporcionou uma compreensão maior desses processos e um feedback muito positivo para apresentar ao Centro”, diz Gabriela.  

Ao final de seu trabalho, Gabriela conclui que “é nítido que o processo de aprendizado que o Critt oferece atende e supre as  expectativas dos empreendedores. Às vezes um empreendedor possui uma grande ideia, mas não sabe como colocá-la em prática, como desenvolve-la, e o Critt oferece o suporte necessário para a geração de empreendimentos inovadores”. Além disso, a graduanda concluiu que deve haver uma  integração constante entre Pré-Incubação e Incubação e que através de propostas de divulgação cada vez mais eficientes, o Critt consiga atrair mais projetos inovadores,  contribuindo assim para a consolidação de micro e pequenas empresas de sucesso.