Fechar menu lateral

Critt realiza I Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) realizará nos dias 19 e 20 de agosto o I Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual (I SINPI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do evento é conscientizar os participantes sobre a necessidade de proteção do conhecimento, a garantia de direitos sobre as ideias inovadoras e de como fazer para que estas se tornem empreendimentos de sucesso.

Para a secretária executiva e responsável pelo setor de Proteção ao Conhecimento do Critt, Albertina Souza, os assuntos referentes à inovação e à propriedade intelectual ainda são pouco conhecidos no âmbito acadêmico, tendo em vista que a Lei de Inovação foi criada em 2004. “Anteriormente, havia uma cultura acadêmica em que se divulgava o conhecimento, colocando em risco a novidade da invenção. Eventos como o SINPI orientam professores e pessoas que trabalham com inovação sobre a necessidade de proteger os projetos e o conhecimento e de que maneira isso pode ser feito”, destaca Albertina.

De acordo com a secretária executiva e responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia do Critt, Débora Marques, a iniciativa para a realização do SINPI ocorreu através de uma reunião com a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), em que se verificou a necessidade de se discutir o tema. “Inicialmente, a proposta era realizar um treinamento mais específico sobre a proteção das informações sigilosas. Entretanto, percebemos que seria interessante realizar uma reflexão não somente sobre a inovação e a propriedade intelectual mas também sobre outros conteúdos, como a questão da valoração das tecnologias e o empreendedorismo no meio acadêmico”, ressalta Débora.

Além da inovação e da propriedade intelectual, no evento serão abordados conteúdos relacionados ao empreendedorismo, à valoração de preços, ao licenciamento e à abertura de empresas através da realização de palestras e mini-cursos.

O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, às instituições de ensino, aos Núcleos de Inovação Tecnológica, aos inventores independentes e às empresas. O seminário será realizado no Campus da UFJF, no Anfiteatro da Escadinha da Faculdade de Engenharia. Os interessados em participar do I SINPI devem se inscrever até o dia 13 de agosto pelo e-mail rh.critt@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102-3435 ramal 218.

Programação:

Quinta-feira – 19/08/10

08:00h – 08:25h

Credenciamento
Abertura Institucional
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC) – Prof. Paulo Augusto Nepomuceno Garcia – Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF.
Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) – Prof. Luiz Carlos Tonelli – Diretor do Critt.


08:30h – 10:00h

A proteção de conhecimentos sensíveis nas Instituições de Ciência  e Tecnologia nacionais
Agência Brasileira de Inteligência – ABIN
Palestrante: Antônio Carlos Fernandes dos Santos


10:00  – 10:30h – Intervalo


10:30  – 12:00h

A atuação do INPI em Minas Gerais
Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI
Palestrante: Rafael Jardim Goulart


Almoço: 12:00h às 14:00h


14:00  – 18:00h – (Intervalo de 15:00 às 15:30h)
Mini-curso em Propriedade Intelectual: dos conceitos básicos à “prateleira”
Consultora: Dra. Nizete Lacerda Araújo.


Sexta-feira – 20/08/10

08:00h – 09:55h

Valoração de Tecnologias Inovadoras
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Palestrante: Profª. Drª. Fernanda Finotti Perobelli


10:00  – 11:00h

Empreendedorismo e abertura de empresas inovadoras
SEBRAE – MG
Palestrante: Anízio Dutra Viana


11:00 – 11:25h – Intervalo


11:30 -12:00h

Caso de sucesso: do projeto de pesquisa à abertura de empresa
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Prof. Dr. José Marques Novo Júnior


12:00h – Encerramento do Evento

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 2102-3435 ramal 224.