Aberto novo edital para Pré-Incubação na UFJF

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança nesta segunda-feira, 31 de maio, um novo edital para a Pré-Incubação. No Processo, podem participar professores e alunos da Universidade com projetos que possuam grau de inovação tecnológica ¹.

Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher a ficha de inscrição e a proposta de projeto, disponíveis no site do Critt.  Os documentos necessários deverão ser entregues na recepção do Critt, no Campus Universitário, do dia 07 de junho até 16 de julho de 2010.  A taxa para inscrição é de R$30,00 e deverá ser depositada na conta corrente informada no Edital.

O processo de Pré-Incubação do Critt foi implantado em julho de 2009 com o objetivo de auxiliar professores e alunos da UFJF no desenvolvimento de planos de negócios e testar a viabilidade técnica, econômica e mercadológica dos projetos alocados. De acordo com o responsável pela Pré-Incubação, Leonardo Frossard, o Critt oferece a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das idéias com grau de inovação tecnológica, que devem ser desenvolvidas em seis meses. “Além da estrutura física, o Centro oferece orientação aos projetos. Através da realização de cursos, de seminários e de workshops para os alunos e professores estimula-se o desenvolvimento dos projetos apresentados e do comportamento empreendedor dos participantes”, ressalta Leonardo.

Um exemplo de sucesso da Pré-Incubação é o projeto do estudante Rafael Lopes de Almeida, aprovado para ocupar uma vaga na Incubadora de Base Tecnológica e Design do Critt. Rafael participou do primeiro processo da Pré, no período de julho a dezembro de 2009, com um projeto de comunicação em rede sem fio. Segundo o empreendedor, a pré-incubação foi fundamental para inserir seu produto no mercado. “Eu tive a oportunidade de participar de vários cursos de capacitação, recebi orientação em gestão empresarial, marketing, captação de recursos e propriedade intelectual. Além disso, a orientação e acompanhamento no Plano de negócios foi fundamental para a continuidade do meu projeto e a vontade de abrir meu próprio negócio”, destaca ele.

Para conferi o edital clique aqui ou abra o menu “Downloads” no site www.ufjf.br/critt . Outras informações pelo telefone: 2102-3435, ramal 213.

¹  Inovação Tecnológica: introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas naquelas já existentes. Considera-se que uma inovação tecnológica de produto/processo tenha sido implementada se tiver sido introduzida no mercado (inovação de produto), ou utilizada no processo de produção (inovação de processo). Levando-se em conta as variáveis: qualidade, custo e tempo. Considera-se inovação quando conseguimos obter maior ganho em uma dessas variáveis sem acarretar perda nas demais.