Fechar menu lateral

Programa elege “broca de dentista silenciosa” como melhor Inovação

Os jurados fizeram comentários sobre os dois projetos, após as apresentações

O seminário do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, realizado na UFJF, reuniu mestrandos e doutorandos de diversas áreas para a criação e apresentação de Planos Inovadores. O EMBATE – Empreendedorismo de Base Tecnológica – aconteceu no dia 21 de maio, quando duas equipes apresentaram seus projetos para o Júri, formado pelo Prof. Luiz Carlos Ferreira de Andrade, pró-reitor de pós-graduação da UFJF; Débora Marques, representante do Critt, responsável pelo Setor de Transferência de Tecnologia e coordenadora do Programa de Incentivo a Inovação (PII) da UFJF; Geraldo Dusi, representante do Pólo de Excelência do Leite; e Letícia Paiva de Paula, analista de RH da Fiat. 

 A Ortofarma, que passou pelo processo de incubação no Critt,  é referência em inovação na cidade atuando na área de Controle de Qualidade para farmácias magistrais e empresas do segmento farmacêutico.  A empresa foi apresentada pelo seu fundador Marcos Antônio Fagundes Brandão, que em um depoimento emocionado, contagiou a todos ao contar sua trajetória empreendedora. Ele ressaltou o conhecimento como o maior poder que uma pessoa pode ter e, por isso, acredita que a educação e a inovação são fundamentais para o desenvolvimento social. “Pensar, ter vontade de fazer e persistir são características de um empreendedor e o país passa por um momento de muitas oportunidades que precisa ser aproveitado”, incentivou Marcos.  

 O primeiro grupo a se apresentar foi também o eleito pelo corpo de jurados. A equipe, denominada Odontech-in, foi formada por estudantes de mestrado e doutorado de Química, Saúde Coletiva, Genética, Biotecnologia, Biologia Celular e Ecologia. Juntos, e em apenas 20 horas de trabalho,  desenvolveram uma “caneta odontológica de alta rotação silenciosa”. A inovação teve como objetivo minimizar o pânico que a maioria das pessoas tem do dentista, principalmente as crianças. Segundo pesquisas do grupo, um dos fatores que mais contribui para afastar pacientes de um tratamento dentário é o ruído gerado pela caneta odontológica, a famosa broca de dentista. Os integrantes Leonardo Portes, Paula Lima, Rodrigo de Carvalho, Rafael Dias e Luiz Carlos de Caíres Júnior explicaram que o diferencial deste projeto inovador está na união e adaptação de duas tecnologias já existentes. ”Criamos uma nova tecnologia, aparentemente simples, mas que será de grande utilidade para os dentistas e que proporcionará mais conforto aos pacientes”, disseram. 

 A segunda equipe, denominada 3D Cycle, concorreu com o plano inovador de uma “bicicleta de academia para spinning com interação visual e cinestésica”. O grupo explicou que a novidade está em adaptar equipamentos simples na bicicleta estacionária, além de tecnologias de ponta já utilizadas em jogos 3D. O objetivo é criar um ambiente de realidade e maior interação aos praticantes do esporte, como se estivessem de fato percorrendo um determinado percurso. “Em vez de simplesmente imaginar, os alunos são inseridos em uma paisagem, com vários obstáculos e com uma bicicleta adaptada que responde aos comandos do praticante. Assim, podem fazer curvas, passar ou desviar de buracos, subir e descer ladeiras, tornando o esporte mais real e emocionante”, explicaram os integrantes da equipe.  

Após o anúncio do grupo vencendor, o integrante do grupo Leonardo Portes, Mestrando da área de Saúde Coletiva na UFJF, encerrou as atividades agradecendo aos facilitadores pela oportunidade e elogiando a metodologia utilizada no seminário. Segundo ele, passar por esta experiência vivencial o fez aprender muito. “Em uma semana adquiri muito conhecimento sobre inovação e empreendedorismo. A interação entre diferentes áreas foi bastante enriquecedora para o desenvolvimento do nosso projeto”, disse ele.

 A equipe vencedora, Odontech-in, representará a UFJF na próxima etapa do Programa que é o EMBATE estadual. O projeto da “caneta de alta rotação silenciosa” concorrerá com os Planos Inovadores eleitos nas outras Universidades Mineiras. O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação é uma realização da Secretaria de Estado, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), em parceria com o Instituto Inovação.

As equipes participantes posando junto aos jurados e organizadores