Critt participa de Fórum Nacional

Entre os dias 28 e 30 de abril de 2010, o Critt participou do IV Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), representado pelo Diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, pela Secretária Executiva, Albertina dos Santos Souza e pelo colaborador Matheus Augusto de Faria Elias. O evento, anual, teve esta edição realizada em Recife, com o tema: “NIT: Ligando Conhecimento e Inovação”.

A programação do evento abordou temas ligados à propriedade intelectual, políticas governamentais, proteção ao software, acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado. O FORTEC proporcionou aos participantes minicursos, mesas temáticas e palestras com representantes dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Argentina, México e Brasil. O Fórum contou com a presença de órgãos governamentais, gestores de inovação e transferência de tecnologia, empresários e personalidades internacionais.

O FORTEC é considerado um órgão de representação dos responsáveis nas Universidades e Institutos de pesquisa pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia. Atualmente, está presente em todas as regiões brasileiras, através da participação de 160 instituições.

Dentre os seus objetivos, está a disseminação da cultura da inovação, a troca de experiências, o estímulo à capacitação profissional, cooperação com instituições do país e do exterior e, sobretudo, a busca por desafios. Além disso, os representantes se reuniram para um estudo de seus propósitos e também para realização da Assembléia Geral, a qual teve a participação do diretor do Critt, o professor Luiz Carlos Tonelli.

Na oportunidade, foi eleito o Prof. Rubén Dario Sinistera, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como presidente do FORTEC para o biênio 2010-2012 e como Coordenadora para o FORTEC – Região Sudeste, foi eleita a Professora Elza Fernandes Araújo da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Outras informações no site do evento: http://www.fortec-br.org/site/